Vaga de Vendedor Externo
1 vaga: | CLT (Efetivo) | Publicada em 12/04
- A Combinar
Sobre a vaga
Na prática, ele pode fazer algumas tarefas no escritório.
Além disso, seu trabalho pode ser combinado com o de vendedores internos, que desempenham algumas etapas remotamente enquanto ele vai a campo apresentar as soluções da empresa, por exemplo.
Sobre como combinar diferentes modelos de venda, falaremos mais adiante.
A principal função do vendedor externo é ir ao encontro do potencial cliente para vender. Mas, quando o profissional é o responsável por todo o processo de vendas, seu trabalho começa bem antes disso.
Prospecção antes de ir a campo, o vendedor externo pode mapear oportunidades de venda, identificando potenciais clientes que possuem o perfil ideal para comprar da empresa. Só depois ele começa a entrar em contato para tentar marcar uma apresentação presencial.
Elaboração e apresentação de proposta: com base nas necessidades de cada potencial cliente, o vendedor externo pode elaborar uma proposta personalizada. Depois, ela é apresentada presencialmente.
Demonstrações: o vendedor externo pode demonstrar na prática o uso dos produtos ou serviços que oferece.
Negociação: o vendedor externo também negocia os preços, condições de pagamento e outras cláusulas contratuais com os clientes. O vendedor externo deve ser curioso e gostar de pesquisar. Essas habilidades são essenciais para que o profissional estude a fundo cada um dos potenciais clientes e seus respectivos mercados de atuação. Com base nessas informações, ele pode montar uma proposta personalizada e fazer uma apresentação que faça sentido para cada pessoa ou empresa.
O vendedor externo deve ser organizado e fazer uma boa gestão do tempo. Compromissos na rua envolvem diversos imprevistos e é preciso programar-se bem para não chegar atrasado, por exemplo, o que pode prejudicar a credibilidade do vendedor e da empresa.
O vendedor externo também deve se comunicar com clareza e empatia, já que lida com potenciais clientes dos mais diversos perfis e precisa desenvolver com eles um relacionamento baseado na confiança.
O vendedor externo também deve ter cuidado com a própria imagem, que deve transmitir os valores da empresa.