O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

Bernardo Leite

Bernardo Leite

Psicólogo / Pós em Administração, especialista em Comportamento e Desenvolvimento Organizacional. Palestrante e escritor. Nesta coluna falará sobre Desenvolvimento Humano.

21/05/2014 - Como contratar consultoria?

Antigamente esta era uma atividade que enfrentava muita resistência por parte das empresas. Afinal, não é muito agradável discutir questões particulares do negócio com pessoas estranhas. Por outro lado sempre existia a possibilidade de que esse recurso poderia significar que a empresa não tinha competência para enfrentar os seus… Veja mais

02/04/2014 - Como anda sua avaliação de desempenho?

Você sabia que 20% das empresas não realiza feedback dos resultados da Avaliação de desempenho aos subordinados? E sabia que o primeiro trimestre é o preferido pelas empresas, com 42% de frequência, para aplicação da A.D.? Pois é, estes e outros resultados são fruto de uma pesquisa com o objetivo de identificar a prática nas ações da… Veja mais

06/11/2013 - A técnica da pergunta no feedback

O feedback é um ato de comunicação, mas a sua dinâmica é fortemente baseada em um “jogo de percepções”. São diversas as sensações e sentimentos que o feedback provoca. Evidentemente se temos um recrudescimento da influencia emocional é normal que a lógica e a sensatez fique prejudicada. E por estar vinculada à uma observação… Veja mais

22/10/2013 - Feedback: Pedra de Toque da Gestão de Pessoas

Optamos por tratar de um tema que é de importância estratégica para a Gestão de Pessoas e para os resultados de qualquer negócio. A outra razão é porque o feedback é, também, uma das atividades mais complexas e difíceis da função de liderança. Vamos começar comentando sobre a origem da palavra feedback. “Retroalimentação” é… Veja mais

26/08/2013 - A gestão do conhecimento deve ser uma atitude!

Com frequência nos defrontamos com novas teorias que são, apenas, “remakes” de antigos pressupostos. Mas não é, do meu ponto de vista, o que acontece com a gestão do conhecimento. A questão inicial é que o conhecimento é um produto recente. Quer dizer, o conhecimento como elemento diferencial para os negócios na organização, pelo… Veja mais

31/07/2013 - Para quem você trabalha?

Uma das expressões mais utilizadas atualmente nos processos de gestão é “entrega”. A palavra espelha a agregação de valor de um profissional, de uma área ou da própria empresa no desenvolvimento de suas atividades, ou seja, a entrega de um resultado. Diria que é um sinal dos tempos. Voltar os olhos e os esforços para o… Veja mais

23/07/2013 - Feedback é o princípio, mas Feedforward é o objetivo!

O jogo de palavras do título busca identificar a importância desses dois conceitos fundamentais da gestão de pessoas e a sua interrelação e complementação. Isto é, enquanto o Feedback identifica necessidades e reorienta a ação para o resultado, o Feedforward direciona o caminho para o futuro do desenvolvimento. Feedforward é “olhar… Veja mais

25/03/2013 - Workaholic X Worklover

A diferença entre estes dois “conceitos” ou “estado de espírito” se deve, em alguma medida, ao clima do local de trabalho, mas não tenho dúvida, depende principalmente do posicionamento pessoal do profissional. Algo como “viver para trabalhar ou trabalhar para viver”. A maneira como se encara a profissão e as responsabilidades… Veja mais