O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

17/01/2012 - Mercado de Trabalho: Recolocação Profissional

Autor: Nancy Assad

Quais atitudes tomar após ser dispensado da corporação? Como se recolocar no mercado de trabalho?

Nancy AssadO primeiro ponto importante de analisar antes da própria demissão são as causas que geraram essa demissão. Na maioria das vezes, o motivo é quase sempre gerado pelo próprio profissional demitido, apesar de atribuída equivocadamente na maioria das vezes à empresa.

Contribuem para a própria demissão inúmeros fatores: falta de objetivos claros nos campos pessoais e profissionais; ausência de comprometimento com o que empreende; falta de disciplina e determinação; inabilidade política e falta de visibilidade; insatisfação com o trabalho que executa.

O profissional que pretende buscar uma recolocação profissional deve estar atento a uma série de fatores essenciais a esse fim. Não há um mapa que garanta a sua recolocação – o que há são orientações de condutas que aumentem a probabilidade futura da sua recolocação.

Segue abaixo algumas dicas para a recolocação profissional:

O networking é necessário para aumentar o leque de oportunidades, bem como a qualificação e cursos extracurriculares. Mas uma ferramenta que hoje não se pode deixar de usar para ampliar suas oportunidades é a Internet.

O uso de um bom site de recolocação profissional, em alguns casos, é a melhor ferramenta para o sucesso profissional. Está comprovado que é o melhor método de “cruzar” as informações e dados dos candidatos e das empresas que estão selecionando.

Na hora da entrevista mostre os seus resultados atingidos e valorize o trabalho em equipe. Um erro comum cometido por profissionais nas entrevistas é falar mais dos resultados da empresa do que de seu próprio desempenho. O que importa são as realizações do profissional, e não da empresa. Afinal, os executivos esperam resultados e isso que deve ser mostrado em um processo de seleção.

Também é fundamental saber reconhecer o trabalho da equipe. Sempre se deve citar a participação de seus funcionários na descrição de um projeto. Isso indica humildade e espírito de equipe, além de mostrar que o executivo é um bom líder.

A pessoa que perdeu o emprego em uma reestruturação não fica desvalorizada. As condições de contratação vão depender da pressa da empresa em contratar. Se o preenchimento da vaga exigir certa urgência, é até melhor procurar alguém com total disponibilidade para começar a trabalhar.

A recolocação profissional em suma, pode ocorrer por diversas relações sujeito – ambiente:

  • Candidato – Indicação
  • Candidato – Organização
  • Candidato – Agências de emprego
  • Candidato – Sites de empresas
  • Candidato – Empresas de recolocação
  • Candidato – Organizações sem fins lucrativos
  • Candidato – Cooperativas
  • Candidato – Trabalho Informal
  • Candidato – Agente de Integração
  • Candidato – Núcleo de Estágios da escola / Universidade
Leia mais sobre: