O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

14/03/2011 - Saiba como se portar em dinâmicas de grupo

Autor: Comunicação

Dinâmica de grupoA dinâmica de grupo é usada para identificar conflitos entre pessoas, mas pode ser utilizada em um espectro muito mais amplo.

Através da dinâmica de grupo é possível comparar o comportamento de pessoas de diferentes níveis submetidas a um mesmo ambiente e uma determinada situação. Isso facilita o processo de triagem e seleção daqueles que serão levados à uma entrevista individual.

Não há como se preparar para uma dinâmica de grupo. O que será analisado é o seu comportamento e posição diante de uma situação teste. Um recrutador experiente conseguirá enxergar aspectos da sua personalidade muito claramente. Portanto, é melhor não tentar disfarçar ou fingir. Procure agir o mais naturalmente possível e não contrarie a sua natureza.

No entanto, apenas para que você fique mais alerta nesse momento, selecionamos alguns valores que as empresas geralmente consideram importantes e desejáveis em qualquer posição:

Iniciativa ? Candidatos que deixam para falar por último, passam a impressão de serem muito cautelosos ou terem pouca iniciativa. Mas se essa não é uma característica da sua personalidade, não se force a falar antes de todos só porque sabe que isso é um ponto de avaliação importante. O recrutador perceberá rapidamente se a atitude estiver sendo forçada.

Determinação ? Essa qualidade não deve ser confundida com obsessão. Cuidado para não exagerar quando quiser demonstrar que sabe perseguir um objetivo.

Criatividade ? Candidatos criativos são geralmente observados com atenção pelos recrutadores. Saber usar a criatividade nas horas certas é uma grande qualidade. Apenas fique atento para não abusar desse recurso e transmitir a impressão errada.

Conhecimento ? Embora sejam mais bem analisados na entrevista individual, mostrar conhecimentos gerais durante a dinâmica de grupo impressiona bastante. E para isso você pode se preparar. Leia bastante, atualize-se sobre o que se passa no mundo. Tome cuidado apenas para não parecer esnobe e arrogante.

Habilidades de relacionamento ? Esta é definitivamente uma das características mais avaliadas em uma dinâmica de grupo. Enfatizamos: não tente ser o que você não é, aja naturalmente.

Caso você não tenha se saído muito bem em um teste da dinâmica de grupo ou tenha reagido de forma que possa ser mau interpretado, não se preocupe, dificilmente você será testado uma única vez durante o processo.

Cada qualidade ou defeito é analisado várias vezes durante uma mesma dinâmica, porque o avaliador sabe que diante de determinada situação o candidato pode se sentir ameaçado, constrangido, amedrontado, etc.

Exemplos de dinâmicas de grupo

Já dissemos que cada dinâmica de grupo serve para um propósito diferente. Observe os dois exemplos a seguir para entender melhor.

1) Propõe-se a um grupo de 10 pessoas um problema hipotético:

Em 20 minutos uma bomba atômica cairá sobre a região onde estão. Como o ataque já era esperado, já existe um abrigo especial, mas que só comporta 11 pessoas. Os 10 participantes, que têm lugar assegurado, precisam então escolher, em consenso, mais uma pessoa para levar, entre três que estão de fora: um portador do vírus da AIDS, uma freira e uma menina. Não há como levar mais de uma pessoa e quem ficar de fora estará com a sentença de morte decretada.

Diante das diferenças culturais, emocionais, sociais e familiares que farão com que cada um tenha uma prioridade, o objetivo é saber como cada pessoa trabalha o consenso, se consegue liderar ou como aceita a liderança, como apresenta suas idéias e argumentações para fazer com que os outros aceitem sua prioridade.

2) Propõe-se ao candidato que avalie positiva ou negativamente um programa de televisão e apresente sua posição de improviso para o grupo.

A intenção, nesse caso, é medir a habilidade do candidato em lidar com outras pessoas (respeito, consideração, polidez, etc), argumentar, verbalizar e organizar idéias.

Esses são apenas dois exemplos de dinâmicas de grupo, utilizadas principalmente para áreas que exigem contato com o público. Não significa que a dinâmica que você participará será como estas.

 

Melhore seu desempenho nas entrevistas de emprego, faça uma simulação de entrevista com nossos consultores e fique mais preparado e confiante na conquista do novo emprego. Saiba mais

 

 

Leia mais sobre:

  |    |    |    |