Dinâmica de grupo: veja as mais comuns e 5 dicas para ir bem

dinâmica de grupo

Através da dinâmica de grupo é possível comparar o comportamento de pessoas de diferentes níveis submetidos a um mesmo ambiente e uma determinada situação. Essa análise é utilizada em processos de recrutamento e seleção para avaliar a interação entre os candidatos para uma determinada vaga de emprego.

Esse processo de triagem e seleção é essencial para selecionar os melhores perfis e os que são aprovados, seguem para a entrevista de emprego individual. Hoje o blog do Carreira & Sucesso trouxe mais detalhes de como funciona a dinâmica de grupo e como você, que é candidato, pode se preparar para essa fase. Confira!

O que é dinâmica de grupo?

A dinâmica em grupo é uma ferramenta utilizada para avaliar o comportamento de uma pessoa dentro de um grupo. Para isso, várias pessoas são reunidas em um mesmo local onde são realizadas diversas atividades.

Existem vários tipos de dinâmicas de grupo, embora a maioria se lembre como parte de um processo seletivo para uma vaga de emprego. Porém em todas ela deve haver a presença de um ou mais facilitador, ou seja, o profissional que irá conduzir os exercícios e fazer a mediação das interações entre os participantes.

O facilitador geralmente é um psicólogo ou tem formação em recursos humanos. Ele deve ser comunicativo e imparcial para conduzir da melhor forma a dinâmica, sem favorecer um ou outro perfil.

Qual a importância da dinâmica de grupo em um processo seletivo?

A dinâmica em grupo pode ser aplicada para diversos objetivos dentro de uma empresa. O processo seletivo envolve diferentes etapas, onde a empresa contratante avalia a experiência profissional, a formação, as habilidades e o seu comportamento individual e em grupo.

A dinâmica em grupo é uma das etapas mais importantes do recrutamento. Ela auxilia na tomada de decisão para a escolha do candidato que mais se enquadra às necessidades de cada vaga.

Embora muito utilizado no processo de contratação, a dinâmica em grupo também pode ser realizada entre aqueles que já foram contratados. Neste caso, o objetivo é promover a interação entre os novos e antigos funcionários ou identificar possíveis perfis para novos cargos.

As 8 dinâmicas de grupo mais usadas pelas empresas

Existem diferentes tipos de exercícios em grupo para avaliar as características comportamentais, veremos algumas das mais utilizadas no meio corporativo:

1. Ilha do tesouro

Nesta dinâmica os participantes são instruídos a formar duplas entre si. Cada um deve ficar em pé sob uma folha de papel grande, pode ser um jornal. Elas estarão dispostas lado a lado em uma das extremidades de uma sala. Do outro lado estará o “tesouro”, um brinde de recompensa, onde será a linha de chegada dos candidatos.

Cada participante deve encontrar a melhor maneira de conseguir o “tesouro”, sem colocar os pés para fora da folha e sem rasgá-la. Para isso, a dupla pode se alternar entre as folhas de papel e ir aos poucos se movendo. O objetivo desta dinâmica é estimular o trabalho em equipe e aumentar a motivação.

2. Dinâmica de entrosamento

Esse tipo de dinâmica em grupo é bem comum em um processo seletivo e serve para conhecer o candidato mais a fundo.

O facilitador entrega uma folha de papel para cada participante responder algumas questões que serão realizadas sobre nome, idade, hobbies, estado civil, comida preferida entre outros.

Após respondidas, as folhas são recolhidas, misturadas e devolvidas aos participantes. Cada um deve tentar descobrir quem é o dono das respostas da folha que pegou.]

Confira: “Como responder perguntas difíceis na entrevista

3. Técnica 6.3.5

A técnica 6.3.5 também é conhecida como “brainwriting”. Ela é realizada para avaliar a criatividade do candidato para atingir um objetivo ou solucionar um problema em grupo.

A numeração que dá o nome a dinâmica tem o seguinte significado: 6 pessoas, apresentam 3 ideias em 5 minutos.

As ideias podem ser escritas ou esquematizadas por organogramas ou desenhos. Após cada rodada, ou seja 5 minutos, o papel deve ser passado para outra pessoa do grupo, que pode complementar ou sugerir uma nova estratégia para o que foi proposto.

Essa dinâmica gera um debate não oralizado e estimula o trabalho em grupo para um único objetivo, algo valioso dentro de um ambiente corporativo.

4. Verdade ou mentira

Para este exercício é necessário somente papel e caneta. O método é bastante parecido com a dinâmica de entrosamento. Aqui, cada participante escreve 5 frases sobre si, onde pelo menos uma delas é falsa.

Após isso, cada um lê o que escreveu para os outros do grupo, que tentarão identificar quais são as afirmações verdadeiras e quais são falsas. Este tipo de exercício é ótimo para promover a interação dos antigos e novos funcionários de uma empresa.

5. Dinâmica de iniciativa

Este tipo de dinâmica é uma forma de avaliar a proatividade, a capacidade de trabalho em grupo e a comunicação.

Aqui o facilitador pede para todo o grupo sair da sala por uns estantes. Neste tempo, ele desorganiza objetos, muda de posição as cadeiras e mesas e joga itens no chão. Após isso pede para as pessoas entrarem novamente e observa o comportamento de cada um.

Alguns podem começar a organizar tudo rapidamente, pode organizar grupos e dividir tarefas ou analisar o que aconteceu com calma. Cada reação diz algo sobre o comportamento de cada um.

6. Características e manias

Nesta atividade cada participante escreve duas características e duas manias suas e não coloca o nome. Os papéis com as informações são embaralhados e entregues novamente para diferentes pessoas.

Cada um deve realizar mímiaas para que os outros participantes tentam adivinhar o que está escrito na sua folha. Após isso, eles ainda podem tentar identificar quem é o dono das informações descobertas.

O facilitador ainda pode solicitar que o dono de tais características e manias explique suas escolhas. Esta atividade também promove a interação e o conhecimento entre os membros da equipe.

7. Dinâmica do desafio

No trabalho diariamente lidamos com situações novas e algumas inesperadas que precisam de solução rápida. A dinâmica do desafio visa avaliar como cada pessoa se comporta sob pressão.

Para este exercício, o facilitador pega uma caixa com um objeto desconhecido pelos participantes. Ela será passada de mão em mão ao som de uma música.

O facilitador ficará de costas para o grupo e irá parar a música sem saber com quem está a caixa. A pessoa que estiver com o objeto na mão vai responder perguntas como ” Quer abrir a caixa?”, ” como você eliminaria algum dos candidatos”, ” o que será que tem na caixa?”.

O participante terá que decidir o que fazer. Todas suas respostas serão avaliadas e caso ele não abra a caixa o jogo continua.

8. Debates online

Com o crescimento dos trabalhos home office, os processos de recrutamento também tiveram que se adaptar ao digital. Uma opção para a dinâmica em grupo é o debate virtual.

Nessa atividade é apresentado uma situação comum da empresa e avaliado como cada candidato propõe uma ideia ou soluciona um problema.

Leia também o nosso texto que dá dicas para você mandar bem na dinâmica em grupo online e aumentar suas chances de contratação.

E se você deseja participar mais de dinâmicas de grupo e processos seletivos para conquistar um novo emprego, não deixe de conferir a gratuidade ilimitada no site da Catho. Basta preencher o formulário com seus dados e se candidatar a milhares de vagas!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Como se portar em uma dinâmica de grupo? Veja dicas!

Por haver diversos tipos de dinâmica em grupo, não há um modelo padrão para se preparar para uma dinâmica de grupo. O que será analisado é o seu comportamento e posição diante de uma situação teste, e isso não tem como prever.

Um recrutador experiente tem a habilidade de enxergar aspectos da sua personalidade através desses testes. Então, é melhor ser honesto e não tentar disfarçar ou fingir. A primeira dica é agir o mais natural possível.

Você pode saber mais sobre os comportamentos que podem te eliminar de um processo seletivo e tomar a tgenção para que ele não ocorram quando tiver frente a frente com um recrutador.

Mas para que você fique mais alerta nesse fase do processo seletivo, veja aqui alguns valores que as empresas consideram importantes para qualquer posição:

1. Tenha iniciativa

Candidatos que deixam para falar por último, passam a impressão de serem muito cautelosos ou terem pouca iniciativa.

Mas se essa não é uma característica da sua personalidade, não se force a falar antes de todos só porque sabe que isso é um ponto de avaliação importante. O recrutador perceberá rapidamente se a atitude estiver sendo forçada.

2. Mostre determinação

Essa qualidade não deve ser confundida com obsessão. Cuidado para não exagerar quando quiser demonstrar que sabe perseguir um objetivo. Respeite a opinião dos outros candidatos do grupo e espere a sua vez de falar.

3. Abuse da criatividade

Candidatos criativos são geralmente observados com atenção pelos recrutadores. Saber usar a criatividade nas horas certas é uma grande qualidade. Apenas fique atento para não abusar desse recurso e transmitir a impressão errada.

E se você te dificuldades em ter criatividade, veja aqui as 7 atitudes que podem estar ajudando neste bloqueio criativo e comece já a se desenvolver.

4. Demonstre conhecimento

Embora sejam mais bem analisados na entrevista individual, mostrar conhecimentos gerais durante a dinâmica de grupo impressiona bastante. E para isso você pode se preparar!

Leia bastante, atualize-se sobre o que se passa no mundo. Tome cuidado apenas para não parecer esnobe e arrogante.

5. Aposte nas habilidades de relacionamento

Esta é definitivamente uma das características mais avaliadas em uma dinâmica de grupo. A interação dentro de uma empresa é importante para realizar trabalhos em grupo que geralmente dão melhores resultados no meio corporativo e evita que ele seja colocado no banco de talentos.

Enfatizamos: não tente ser o que você não é, aja naturalmente.

Caso você não tenha se saído muito bem em um teste da dinâmica de grupo ou tenha reagido de forma que possa ser mal interpretado, não se preocupe, dificilmente você será testado uma única vez durante o processo. Não existe um padrão de comportamento para conseguir uma vaga de trabalho.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Cada qualidade ou defeito é analisado várias vezes durante uma mesma dinâmica, porque o avaliador sabe que diante de determinada situação o candidato pode se sentir ameaçado, constrangido ou amedrontado. Mas é importante evitar algumas ações.

E se você gostou do nosso conteúdo sobre as dicas para a dinâmica de grupo, continue acompanhando o blog Carreira & Sucesso para mais assuntos do mercado de trabalho. Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!