O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

23/09/2011 - O que é MBA?

Autor: Caio Lauer

Constantino CavalheiroA preocupação com o desenvolvimento profissional para conquistar destaque no mercado de trabalho é cada vez maior. Os chamados MBAs vêm crescendo neste contexto e muito se fala neste tipo de capacitação. Porém, para muitos, a sigla para Master in Business Administration, ou, em Português, Mestre em Administração de Negócios, é uma grande incógnita.

Para solucionar diversas dúvidas, conversamos com Constantino Cavalheiro, diretor da Catho Educação*, que explica os diversos benefícios na carreira para quem deseja realizar um curso dentro desta categoria.

 

Atualmente, o MBA tem um custo mais barato do que há alguns anos. A que se deve essa queda no preço dos cursos?

O barateamento ocorre em função do aumento da oferta, ou seja, o número de instituições que oferecem MBAs hoje é muito maior que no passado. No entanto, o profissional deve ter muita atenção à qualidade dos cursos e à reputação das instituições. O nome de uma instituição mais reconhecida irá diferenciar o currículo deste profissional dos demais.

Além disto, com uma formação mais sólida, o profissional terá maiores condições de desempenhar melhor suas atividades e trazer para a empresa os resultados esperados, podendo ser considerado para aumentos de remuneração e promoções.

Portanto, ao escolher um curso, deverá avaliar se aquilo que é oferecido pela instituição proporcionará os retornos esperados, em termos de capacitação para superação de desafios, que levarão à sua diferenciação no ambiente profissional.

Quais são as recompensas para a vida e para a carreira de quem faz um MBA?

O MBA, assim como outros investimentos em educação continuada, é visto de forma bastante positiva pelo mercado, pois o conhecimento e a experiência obtidos e a troca de informações realizadas ao longo do curso, aumenta a capacidade do profissional de apresentar um melhor desempenho na empresa.

Outro fator que pode ser extremamente interessante no MBA é o networking com os demais participantes, sendo que, neste caso, a reputação da instituição e o perfil dos alunos também contam.

Além disso, o MBA pode diferenciar um profissional num processo seletivo. Geralmente quem tem formação acadêmica mais consolidada aumenta suas chances em relação àqueles que não possuem, principalmente para níveis hierárquicos mais elevados.

Hoje, os profissionais brasileiros procuram mais um MBA?

Sim, cada vez buscam mais educação continuada e o MBA é uma excelente opção neste sentido. Quem realiza MBA terá no seu currículo um diferencial em concorrer às melhores vagas.

No caso da empresa, o que irá diferenciar um profissional é o resultado que o conhecimento aplicado proporcionará. Este conhecimento pode ser construído não apenas a partir das próprias aulas e trabalhos desenvolvidos, mas também do contato e troca de informações com outros profissionais que estão realizando o curso.

Quais são os pré-requisitos para alguém que queira cursar um MBA?

O profissional deve ter bem claro os objetivos de realizar o programa de MBA escolhido e os resultados que pretende obter, além de preparar uma reserva financeira suficiente para realizar este investimento. No entanto, engana-se quem pensa que apenas a realização do MBA garante reajustes e promoções – é necessário transformar o conhecimento adquirido em resultado para empresa.

Uma forma na qual este ciclo acontece é: o profissional realiza um MBA, aumenta seu conhecimento, desenvolve competências e habilidades, aplica este aprendizado para trazer resultados cada vez maiores para a organização e, com isto, passa a ser cada vez mais valorizado. Para que este ciclo se complete é necessário muito empenho e dedicação.

Dê algumas dicas para quem está pensando em cursar um MBA, mas não sabe por onde começar.

O profissional deverá ter bastante atenção na escolha de um curso que seja mais adequado ao seu plano de carreira e de uma instituição que, de preferência, seja bem reconhecida pelo mercado. Neste sentido, deverá verificar até que ponto está convicto que esta é mesmo a área em que pretende atuar, pois fazer o que se gosta é muito importante para desenvolver uma carreira promissora. A seguir, é importante avaliar se o curso escolhido irá aprimorar a forma como desenvolve seu trabalho e se poderá capacitá-lo para ocupar um futuro cargo que pretende.

No processo de seleção de uma instituição é preciso considerar: as avaliações realizadas pelo MEC (Ministério da Educação Brasileiro), rankings de revistas conceituadas, referências em publicações de grande circulação e aparições de forma positiva em reportagens. Deve também conversar com profissionais mais experientes do mercado, tais como parentes, empregadores, amigos da família, preferencialmente da mesma área de atuação, sobre sua percepção quanto à reputação da instituição. Além disso, é muito importante pesquisar o perfil do público dos profissionais que realizam aquele curso, pois existem no mercado MBAs com o mesmo nome, mas que se destinam a profissionais com perfis completamente diferentes.

A falta de tempo pode ser um entrave?

Uma alternativa são os MBAs à distância, na qual o profissional participa apenas de algumas atividades presenciais, não sendo necessário, portanto, interromper sua carreira. Neste contexto o profissional deve avaliar os prós e os contras de cada alternativa baseado na sua situação atual e expectativa de retorno.

E a questão do MBA no exterior?

Um MBA no exterior indica inicialmente que o candidato possui boa fluência em idioma estrangeiro e vivência em outra cultura, o que é bastante positivo. No entanto, em termos de formação acadêmica, é importante avaliar também o nível de conhecimento e experiência adquiridos e sua contribuição para carreira que está sendo desenvolvida.

O mais adequado é que este aprimoramento no exterior possibilite uma boa preparação para avançar na carreira escolhida. Por isto vale a pena pesquisar com atenção quais seriam as melhores instituições e quais os cursos que atendem a este propósito, observando o público alvo e objetivos do curso.

Assim como ocorre no Brasil, no exterior existem cursos bons e ruins e deve ser feita uma avaliação antes de se realizar o investimento, envolvendo: pesquisa em rankings, obtenção de referências e análise quanto o alinhamento do conteúdo programático ao plano de carreira.

Complementarmente, deve-se avaliar a disponibilidade e a relação custo benefício de sair do Brasil durante o tempo do curso, deixando o emprego e as perspectivas que a empresa atual oferece.

O que a Catho Educação oferece neste contexto?

No ano passado a Catho Online lançou um serviço gratuito que auxilia o profissional a encontrar o melhor curso para sua carreira, tendo orientado, em 2011, mais de 50.000 profissionais. Para receber orientação gratuita basta acessar www.catho.com.br/cathoeducacao e preencher o formulário com nome e contato.

Podemos dizer que o profissional que quiser manter sua empregabilidade em alta deve pensar em “educação permanente”. O profissional que o mercado de trabalho espera é aquele que está sempre buscando se aprimorar e ampliar sua visão para oferecer solução e resultados à empresa.

 

*A Catho Educação tem como objetivo orientar profissionais sobre os cursos mais adequados para alavancar suas carreiras.

Em função da experiência de mais de 30 anos que a Catho possui em ajudar profissionais a se recolocarem e as empresas a encontrarem os melhores profissionais, a CE sabe as qualificações requisitadas pelo mercado.

Tomando como base esta experiência, realizam parcerias com renomadas instituições de ensino, que oferecem as melhores opções de cursos e treinamentos para atender as demandas do mercado.

Este serviço de apoio à carreira é gratuito. Basta entrar em contato para receber orientação dos consultores.

Leia mais sobre:

  |    |    |    |    |