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Vendedor de Loja

Média Salarial
R$ 1.266,99
Vagas na Catho

O que faz?

Quais são as funções, atividades e atribuições?

Atende aos potenciais clientes usando técnicas de vendas e de negociação para conduzi-los até o fechamento da venda. Faz atendimentos nos contextos de pós-vendas para auxiliar com a fidelização.

Presta consultoria sobre o produto ou serviço, tirando dúvidas, fazendo demonstrações e distribuindo amostras.

Pode atender aos clientes presencialmente, por telefone e também por canais digitais, como por exemplo: email, redes sociais, Whatsapp e etc.

Na maioria dos casos, o vendedor de loja lida com metas diárias, semanais ou mensais de vendas. Portanto, sua missão é realizar atendimentos com uma comunicação persuasiva e atraente, da qual consiga convencer sobre o valor do produto ou serviço.

Além das funções relacionadas ao atendimento do público, dependendo do local onde estiver atuando, também pode assumir atividades relacionadas à controle e fechamento de caixa, controles de estoque, organização de vitrines, montagem de manequins, embalagens e etc.

Em seu dia a dia, assume atribuições como:

  • Atender aos clientes que chegam nas dependências da loja
  • Criar propostas comerciais
  • Fazer negociações de contratos ou valores
  • Cumprir com metas de vendas determinadas pelo supervisor
  • Auxiliar com a organização da loja
  • Responder a mensagens de clientes nas redes sociais
  • Abordagem de clientes
  • Administrar carteiras de clientes
  • Auxiliar com os controles de estoque e etc.

Geralmente, trabalha junto com uma equipe de vendas, sendo supervisionado por um supervisor, coordenador de vendas ou gerente de loja.

Área de atuação


O vendedor de loja atua na área de vendas de lojas comerciais.

Dependendo do local onde estiver trabalhando, também pode assumir funções da área administrativa.

Este profissional é essencial em lojas físicas de diversos segmentos, como por exemplo:

  • Lojas varejistas de moda e calçados
  • Comércio de eletrônicos e eletrodomésticos
  • Lojas de colchões
  • Lojas de cama, mesa e banho
  • Quiosques de Shoppings Centers
  • Lojas de decoração
  • Lojas de materiais de construção civil e etc.

Pré-requisitos da profissão

Para trabalhar como vendedor de loja, na maioria dos casos, os pré-requisitos dos contratantes são:

  • Ensino médio completo
  • Boa comunicação oral
  • Conhecimentos de Pacote Office

No entanto, existem alguns casos que aceitam candidatos com o ensino fundamental completo.

Além disso, existem algumas vagas que procuram por candidatos que já possuam experiência prévia na área de vendas.

Formação Desejada

A formação necessária para ser vendedor de loja é apenas o ensino médio completo.

Porém, vale a pena lembrar que, alguns poucos casos, aceitam candidatos com o ensino fundamental completo.

O ensino superior em Gestão Comercial ou cursos complementares na área de vendas, são diferenciais que ajudam a se destacar nos processos seletivos e também proporcionam maiores chances de crescimento profissional na área.

Como faço para trabalhar como Vendedor de Loja?

Ser vendedor de loja não é uma tarefa fácil e para conseguir conquistar uma oportunidade nesse cargo, você deve:

  1. Concluir o seu ensino médio: Se você ainda não possui o seu certificado de conclusão, busque por alternativas como supletivos ou a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O importante é tê-lo em mãos para garantir as oportunidades.
  2. Desenvolver conhecimentos para se destacar: isto não é um pré-requisito, mas se você quer ter diferenciais para se destacar nos processos seletivos, um curso de Excel ou Técnicas de Vendas, são ótimos aliados para te ajudar nesta etapa. Você pode fazer cursos online gratuitos ou pagos de curta duração! Isso vai mostrar aos recrutadores que você realmente tem interesse e conhecimento sobre vendas!
  3. Monte um bom currículo: crie um currículo alinhado com o objetivo profissional de “Vendedor de Loja”. Caso precise de ajuda nesta etapa, separamos algumas dicas para você logo abaixo!
  4. Encontre as vagas em sua região: ao invés de sair distribuindo currículos nas lojas físicas, sem ter a certeza que a empresa realmente está contratando, você pode entrar no site da Catho e buscar as vagas de vendedor de loja que estão abertas em sua região. Feito isso, é só enviar o seu currículo e aguardar os recrutadores entrarem em contato.

Modelo e dicas de currículo para vendedor de loja

Um currículo bem feito é fundamental para aumentar as chances de atrair o interesse dos contratantes e ser convidado para os processos seletivos.

E para te ajudar a mandar bem nessa etapa, separamos um modelo de currículo para área comercial. Este modelo pode ser usado como base para a construção do CV de qualquer profissional da área de vendas!

Além disso, também separamos algumas dicas especiais para você, veja só:

  1. Objetivo Profissional: Coloque esta seção no início do seu currículo, inserindo apenas o cargo que você busca. Neste caso, ficaria “Vendedor de Loja”.
  2. Resumo Profissional: Em não mais que 3 linhas, faça um resumo profissional sobre você falando sobre a sua formação, suas experiências profissionais anteriores, habilidades de comunicação e nível de conhecimento do Pacote Office.
  3. Formação Acadêmica: Inclua as informações sobre o seu ensino médio (nome da instituição, data de início e término). Caso já esteja cursando o ensino superior, coloque apenas as informações sobre a sua graduação, ok?
  4. Experiências Profissionais: Começando da sua experiência mais recente, cite todas as experiências relevantes da área comercial ou administrativa que você possui. Detalhe as atividades desempenhadas para que o recrutador possa analisar a sua capacidade. Tente enfatizar habilidades de comunicação e atendimento ao cliente, para mostrar sua aptidão para o cargo.

Caso ainda esteja com dúvidas sobre a elaboração do seu currículo, separamos estes artigos para te auxiliar:

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