7 coisas que todo caminhoneiro profissional precisa ter

modelo currículo logística

O caminhoneiro é um profissional indispensável, afinal, a maior parte dos transportes no Brasil é feita por rodovias. Sempre há produtos a serem levados de um local para outro.

Para exercer essa profissão ao volante é preciso mais do que saber dirigir. Cursos profissionalizantes, habilitação e seguro de caminhão são apenas alguns dos requisitos.

É claro que além das exigências legais, é preciso ter algumas características como não ligar para a rotina. Não é raro passar alguns dias levando a carga de um lado a outro país ou trabalhar em horários inusitados.

Se gosta de profissão ou pretende entrar nela, veja o que todo caminhoneiro profissional precisa. Vamos conferir?

1. Ter as habilitações e qualificações

Antes mesmo de se tornar um caminhoneiro será preciso tirar a habilitação para dirigir veículos pesados. Para isso, já deve ser um condutor habilitado há algum tempo para solicitar a categoria D ou E.

Será preciso fazer as provas e exames e ser aprovado para conseguir essa permissão.

Além disso, pode ser necessário passar por cursos de qualificação dependendo da carga a ser transportada. Esses são obrigatórios e devem ser realizados em uma instituição autorizada.

2. Escolher o tipo de caminhão

Não é possível ser caminhoneiro sem ter um caminhão. Antes de escolher um modelo pense bem com que tipo de transporte/carga pretende trabalhar. Com base nisso poderá escolher o tipo de cabine, baú e tamanho.

Por exemplo, se for trabalhar com pequenos transportes dentro das cidades é indicado um caminhão de pequeno porte. Já se a ideia é transportar cargas por longas distâncias, a escolha é um modelo maior. Dessa forma, a distância será compensada pela quantidade de carga transportada.

3. Contar com um seguro de caminhão

Já sabe que o caminhão é essencial para que possa realizar seu trabalho, por isso, ele deve ficar bem protegido. Contratar o seguro de caminhão é a primeira coisa que deve ser feita após adquirir o veículo.

Não pense que todo seguro é caro, é possível encontrar opções baratas e que cabem no orçamento. O importante é não ver o seguro como um custo, ele é um investimento no seu patrimônio.

Dessa forma ficará protegido se o caminhão sofrer uma colisão, for roubado e poderá ter suporte se ele quebrar. Basta escolher apenas as proteções que serão necessárias no dia a dia, com um seguro personalizado.

4. Cuidados com a manutenção do veículo

Ninguém quer ficar parado na estrada ou sem poder trabalhar porque o veículo quebrou. Por isso, é muito importante ficar atento à manutenção deles.

As revisões periódicas devem ser programadas e seguidas, não adie para levar o veículo ao mecânico. É melhor ter os cuidados preventivos do que precisar ficar consertando problemas, até porque a segunda opção costuma sair mais cara.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Ter noções de mecânica também pode ser bastante útil, isso permitirá que faça pequenos reparos e resolva algum problema se ele surgir.

5. Atenção aos sinais do corpo

Dirigir cansado é um perigo, pois, isso aumenta os riscos de acidente. Conhecer os próprios limites e saber respeitá-los é essencial.

Mesmo que precise fazer uma longa viagem, deverá fazer pausas para se alimentar e descansar durante o trajeto. Busque dormir bem a noite para que esteja descansado quando pegar no volante.

6. Itens para melhorar a rotina

É possível que o caminhoneiro passe dias na estrada e para ter um pouco mais de conforto vale a pena investir em alguns itens. Ter uma pequena cozinha pode ser útil para preparar as próprias refeições e conseguir economizar. Não é preciso muito, apenas um fogão de uma boca já vai ajudar.

Uma mini geladeira com aquecedor também é válida, ela ajuda a manter a água ou alimentos refrigerados até a hora que forem consumidos. Quando for a hora da refeição poderá aquecer sua marmita no aquecedor.

O ar condicionado garantirá mais conforto térmico durante as viagens. A maioria dos caminhões hoje já vêm equipados com ele, mas se o seu não tiver, vale a pena investir em um.

7. Aplicativos diversos

O smartphone é algo que sempre está conosco, mas, ele pode ser bem útil para o motorista se tiver os aplicativos certos.

É possível apostar em aplicativos de rotas como o Waze, assim saberá qual o melhor caminho a fazer e ter uma previsão do tempo de chegada. O Drive Awake é um app que ajuda a manter os motoristas acordados. Ele consegue verificar a expressão facial e havendo sinal de sonolência emite um alerta.

Há ainda aplicativos que te ajudam a encontrar interessados em fretes, que compram o preço do combustível em diferentes postos e muitos outros. É só pesquisar que verá que existem muitas opções.

| Conheça o nosso Modelo de Currículo

Sabendo que o seguro de caminhão e esses outros itens podem facilitar a vida do caminhoneiro profissional, vale a pena investir neles.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Estou na procura de emprego na categoria d

    1. Olá, Claudemir!
      Acesse o site a Catho em https://www.catho.com.br/vagas para encontrar as melhores vagas para caminhoneiro sem custo algum.
      Você pode candidatar-se a milhares de emprego de graça e ainda por tempo ilimitado. Aproveite!
      Boa sorte e obrigada pela interação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile