Como responder sobre habilidades na entrevista de emprego?

Data para publicação: 20 de novembro

Existe uma pergunta muito comum nas etapas presenciais, na qual o recrutador quer entender se determinada competência faz parte das suas características. Pensando nisso, a ideia desse artigo é te ajudar a responder sobre habilidades na entrevista de emprego!

Geralmente, será questionado algo como:

“Você sabe trabalhar em equipe?”

“Você tem competência para liderar?”

“Como você lida com trabalhos junto ao cliente?”

Sendo a entrevista de emprego um momento tenso, no qual as pessoas ficam muito ansiosas, às vezes, acontece de você não saber o que responder, resultando em uma experiência perturbadora.

Isso, normalmente, se dá pela falta de preparo adequado. O que faz com que a pergunta te surpreenda e dificulte a entrega de uma resposta clara e assertiva.

Talvez você nunca pensou em responder sobre habilidades na entrevista de emprego. Nesse momento, é importante demonstrar e comprovar para o recrutador que já teve tal experiência. Assim, reforçará que está apto a trabalhar com isso se for um desafio na vaga em questão.

Logo, quanto mais se preparar e dominar as diferentes fases da seleção, mais fácil será esse processo. Assim, mais tranquilo e seguro ficará.

O caminho a ser seguido

Antes de te ensinar a responder essa pergunta, compreenda o seguinte: independente de qual competência for questionada, existe um caminho certo a trilhar. Por isso, pense em que momento da sua vida profissional você lidou com algo que comprove a existência dessa habilidade.

Já se ainda não vivenciou o mercado de trabalho, direcione o olhar para os momentos pessoais (experiências escolares, acadêmicas ou de convívio familiar e social).

Agora que conhece esse ponto crucial, vamos, de fato, à técnica STAR. A ferramenta é composta por quatro passos para desenvolver uma estrutura e responder as perguntas da maneira adequada.

Para exemplificar, seguirei na proposta de que o profissional de Recursos Humanos quer saber sobre a habilidade de trabalhar em equipe, mas você não tem experiência profissional.

Situação


A princípio, você irá contextualizar o que aconteceu, em que momento da sua vida e qual era o cenário envolvido. Explique, principalmente, quando e onde ocorreu o fato.

Apresentar detalhes para ao recrutador faz com que seja fácil entender a história, sem que fique confuso se foi algo na escola, na faculdade ou no trabalho.

“Na época da escola, quando eu tinha 16 anos, fiz um trabalho em equipe, que estava relacionado a diferentes matérias e envolvia várias tarefas.”

Tarefa

Em seguida, compartilhe informações sobre o que você precisava realizar nesse projeto. Qual era a sua responsabilidade?

Por enquanto, concorda que ainda não existe uma comprovação da habilidade em si? Mas continuam sendo considerações importantes para o recrutador visualizar o que se passou na ocasião.

“Naquele trabalho, eu fiquei encarregado de executar a formatação. De maneira que precisava reunir as partes escritas pelos demais integrantes do grupo, incluir no mesmo arquivo, formatar, revisar e garantir que o resultado estaria apresentável.”

Ação

Dando prosseguimento, o terceiro passo é detalhar o que você fez nessa tarefa específica que comprova a habilidade questionada. Ou seja, comente um desafio que apareceu no caminho e como o enfrentou com sabedoria.

Para isso, explique que a competência existe e que já viveu essa experiência antes. E, também, mostre como lidou com a equipe, conduziu um conflito, interagiu com as pessoas de forma respeitosa, entre outros.

“Enquanto trabalhava em grupo, percebi que estava cobrando os demais sobre a entrega e não recebia os conteúdos. Com isso, notei que ficava cada vez mais em cima do prazo para editar tudo. O que eu fiz foi ligar para os colegas, respeitosamente, para conversar. Mostrei que era importante enviarem os materiais o quanto antes para que eu tivesse condições de executar a minha parte. Assim, teríamos um trabalho bem feito, entregue no prazo e com chances de uma boa nota.”

Resultado

Finalizando o passo a passo da técnica STAR, chegou o momento de apresentar o resultado obtido, obviamente com caráter positivo. Nessa hora, demonstre que a sua habilidade fez diferença e houve um sucesso naquela tarefa.

“Depois que eu conversei com o pessoal, perguntei se alguém estava com dificuldade e se poderia auxiliar, todos entenderam o recado e me mandaram as partes do trabalho no dia seguinte. De maneira que eu pude formatar com calma, entregando o documento antecipadamente para o professor. Isso garantiu que o projeto tivesse a qualidade esperada e a nota fosse excelente.”

Treine as respostas

Percebe como você contou toda a situação por meio de uma história com início, meio e fim? Com essa estrutura, foi possível detalhar o contexto envolvido, a tarefa em questão, a ação desenvolvida e o resultado. Você comprovou que sabe trabalhar em equipe!

Não pense que, talvez, não seja um exemplo de situação profissional. O que importa, na descrição de uma habilidade ou competência, é fazer com que o recrutador entenda que você sabe lidar com as situações. E, também, contornar cada uma da melhor forma.

Por fim, uma dica a mais para responder sobre habilidades na entrevista de emprego é simular perguntas dessa linha na sua cabeça. Escreva uma lista de questionamentos que podem ser levantados pelo recrutador e faça o exercício com frequência. Quanto mais você treinar, mais rápido irá aplicar a técnica para responder algo ao recrutador.

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

10 fatores para fazer uma excelente revisão no currículo

Aprenda a conquistar um emprego do jeito certo

Conheça os 10 erros mais comuns no currículo