A gratidão como combustível na crise

Na crise existe a tendência das pessoas darem mais atenção ao que falta, ao que ainda não se conquistou e a sentimentos como o medo. Medo de perder o emprego, de não ter sucesso na carreira e de não conseguir pagar as contas.

As pessoas acabam por preencher a mente com coisas negativas e que fazem uma grande pressão interna, levando a um desequilíbrio emocional, o que por sua vez acarreta em resultados negativos. É a energia da escassez que gera escassez, inundando de lixo a sua vida e carreira, a começar com o lixo mental.

Toda a mudança que queremos inicia em nossos pensamentos. Faço aqui o convite para que você alimente sua mente com pensamentos de gratidão pela pessoa que é, por suas conquistas e momentos abundantes. Quando o nosso cérebro identifica que fomos bem-sucedidos e que algo de bom aconteceu, aumenta a nossa sensação de prazer. É essencial sentirmos e expressarmos esses sentimentos em relação ao que já recebemos ou conquistamos, seja no aspecto material ou de relacionamentos, alimentando o nosso otimismo e entusiasmo para conquistarmos mais.

Gerar sentimento de gratidão é escolha do pensamento que queremos ter. O sentimento de gratidão estimula o afeto, traz tranquilidade e reduz a ansiedade, a angústia e o medo. O nosso cérebro não consegue ocupar o espaço com infelicidade e gratidão ao mesmo tempo, por isso devemos escolher como vamos preenchê-lo. Podemos também ter gratidão pelas pessoas que fizeram algo de especial para nós. Isso faz brotar outros sentimentos maravilhosos, como o bem-estar e até mesmo o fortalecimento da autoestima e disposição para se conquistar mais, para enfrentar os desafios com entusiasmo.

Pense nos motivos que você tem para sentir gratidão, reflita sobre eles, faça uma lista. Quais realizações diárias, quais pessoas bacanas fazem parte de sua vida? Pense e exercite a gratidão. Mude a sua vida. Transforme-a em abundância e felicidade.

Quando nos percebemos frustrados, podemos mudar toda a nossa história, dando mais atenção ao que já conquistamos. Esse é o grande salto para que a crise seja externa a nós, para que a gente se fortaleça e lide com ela de forma tranquila.

É essencial também pensarmos nas possibilidades, pois a expectativa é que gera frustração em nós. Então não espere, faça acontecer, crie oportunidades. Tenho duas importantes notícias para dar:

Primeiro, a nossa vida não acontece, mas nós a fazemos acontecer. Tudo o que aconteceu até o momento em sua vida foi por escolha sua, mesmo que tenha sido a escolha de nada fazer. E é muito bacana quando descobrimos isso. Sabe por que? Porque descobrimos que a nossa vida está em nossas mãos, para darmos a direção que queremos. Ter esse conhecimento vai lhe ajudar a tomar as rédeas de sua vida. Desejo que você assuma essa direção, a começar pela gratidão, com o olhar sobre as coisas positivas que você decidiu e fez acontecer.

Falo isso por essa ser a segunda notícia: gratidão é um importante caminho para começar qualquer mudança que desejamos. Comece agradecendo por sua vida, por tudo o que você já conquistou até aqui. Essa é importante base para se conquistar mais. Agradeça por você existir.

A gratidão em forma de celebração pode começar a fazer parte de sua vida nas pequenas coisas. A escolha é sua!

Abraços afetuosos,

Susanne Andrade é Escritora, Coach e Palestrante. Sócia-diretora da Andrade & Barros Consultoria. Leciona disciplinas sobre comportamento humano e coaching em MBA da FIAP, assim como na Universidade Petrobras. Facilita grupo de estudo na ABRH-SP sobre a “humanização das relações para a conquista de resultados organizacionais”, cujo tema escreve também em seu blog, em susanneandrade.com.br. Responsável pelo “Canal Humanizar” do youtube sobre vida e carreira. É autora do best-seller “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”. Contato: susanne@andradebarros.com.br

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?