Saiba o que colocar como objetivo no currículo

Se você busca emprego, já se deparou com a imensa quantidade (e variedade!) de vagas de emprego anunciadas na internet. São diversas as funções, áreas e exigências do mercado e é preciso ter cuidado para não se aplicar a vagas que não são compatíveis com seu perfil. Por isso, é tão importante ter um objetivo profissional para o currículo.

É esse o primeiro campo que o recrutador irá avaliar quando recebe um currículo para alguma vaga, pois é assim que ele verifica se o objetivo do profissional é compatível com aquilo que ele oferece.

O que colocar no objetivo do currículo?

A maior dica é: ele deve ser sucinto, simples. Nada de explicar que busca desenvolvimento na carreira e quer colaborar com o crescimento da empresa. O que o recrutador precisa saber é qual função você pretende/está apto a ocupar. Ou seja, você deve preencher o campo Objetivo dizendo qual cargo ou área de atuação você deseja. 

Por exemplo, se você é vendedor, mas aceita propostas como vendedor, auxiliar de vendas ou outras funções similares, você pode preencher da seguinte forma:

Objetivo: Área comercial

Mas se você busca um cargo específico, como representante comercial externo, por exemplo, você deve preencher como “Representante Comercial Externo”.

Lembre-se: é nessa hora que acontece o tão esperado “match” inicial entre você e a empresa. O recrutador verifica se o objetivo do candidato está alinhado com suas demandas – o que ele busca para a posição e para a empresa. Se você adequar o seu objetivo ao que a vaga precisa, as suas chances de ter o seu CV selecionado aumentam.

Tudo o que o RH quer saber é se a área e/ou cargo que você busca são compatíveis com o que ele tem a oferecer, por isso deixar claro o objetivo no seu currículo é fundamental para conquistar o tão sonhado emprego.

Após acertar no objetivo profissional, você precisa conferir se todo o resto do seu CV está de acordo com o que o mercado espera.  Confira as nossas dicas para montar um currículo campeão: Como montar um bom currículo

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?