O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

Eduardo Ferraz

Eduardo Ferraz

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultoria "in company", com aplicações práticas da Neurociência.

23/09/2015 - Perca o medo de dizer não

Segundo pesquisas, grande parte das pessoas que negocia coisas diariamente, seja para assuntos profissionais ou não, possui muitas dificuldades para obter sucesso em seus acordos. Entre os principais motivos estão a dificuldade em dizer não e agir no improviso. O brasileiro tem uma enorme dificuldade em dizer não. Quando ele ouve alguma… Veja mais

04/09/2015 - Como motivar quando a economia não ajuda?

O ano de 2015 tem sido bastante complicado para muitas empresas, com economia retraída, cortes de investimentos, aumento de impostos e inflação em alta, empresários estão fazendo o que podem para manter suas atividades em ritmo satisfatório. A mesma dificuldade se dá na gestão dos funcionários. Apontado como o segundo meio de atração… Veja mais

26/08/2015 - A importância da autoanálise antes da negociação

Vários pesquisadores, entre eles, o ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2002, Daniel Kahneman, afirmam que percebemos o mundo como se usássemos uma lente que distorce a realidade, normalmente a nosso favor. Ele concluiu que as falhas nos processos decisórios são regra, e não exceção. Por isso, criamos caminhos mentais falhos que… Veja mais

22/07/2015 - Como definir metas em uma negociação?

O que considerar para definir o preço de um produto ou serviço? Como avaliar quando desistir de uma negociação ou insistir em seus parâmetros? Jorge decidiu comprar um carro zero-quilômetro. O valor estava ao redor de R$ 60 mil e seu carro usado estava na faixa de R$ 30 mil. Ao chegar à revendedora, porém, começaram os problemas: havia… Veja mais

04/06/2015 - Como escolher em que empresa trabalhar

Todos os anos, pesquisas comprovam o aumento da insatisfação das pessoas com a vida profissional. Recentemente, um estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) revelou que, de cada 10 profissionais consultados, 7 dizem estar insatisfeitos com a carreira ou o emprego e gostariam de trocar de função ou empresa. Na prática,… Veja mais

29/04/2015 - Você sabe evitar conflitos?

É interessante observar que há algumas décadas havia menos conflitos, pois, por uma questão cultural, existiam poucos questionamentos. Quando comecei a trabalhar em uma multinacional, há quase 30 anos, havia sete níveis hierárquicos, do presidente ao chão de fábrica. Em uma hierarquia rígida e com muitos níveis, o chefe determinava e… Veja mais

11/03/2015 - Conheça a cultura da empresa

Recentemente, duas das principais empresas da indústria da tecnologia, Google e Facebook, foram apontadas como lugares ruins para se trabalhar por funcionários e ex-funcionários. A informação, publicada pelo site Business Insider, chamou a atenção porque ambas empresas costumam liderar as listas de locais dos sonhos de muitos… Veja mais

06/02/2015 - Liderança e os jovens nas empresas

Segundo estudo da rede social LinkedIn, o Brasil é o segundo país que mais contrata recém-formados no mundo. O alto índice, de 87%, demonstra o quanto as empresas estão atraindo os mais jovens, até pela falta de mão de obra qualificada, no entanto, elas ainda falham ao não reconhecerem o que realmente motiva esses profissionais. Bom… Veja mais