Arquitetura e Urbanismo #ProfissõesCatho

Autor: Caroline Molina

A ideia de construir residências e organizar o meio paisagístico de um espaço está presente na sociedade desde a era pré-história onde o homem deixou seu estado nômade de lado e passou a se fixar apenas em um lugar. No Brasil e em todo o mundo, o profissional de arquitetura é sempre requisitado, haja vista que para a elaboração, criação e construções de edificações e vias públicas a presença desse profissional é essencial.

Em resumo, a arquitetura é a ARTE DE CRIAR E UTILIZAR ESPAÇOS para melhorar a qualidade de vida das pessoas em sociedade. Esse profissional tem a missão de criar, projetar, modificar, desenhar e executar mudanças necessárias em espaços físicos de acordo com os desejos e necessidades do seu cliente.

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo é bacharelado e tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos.  O futuro arquiteto tem como objetivo planejar, criar e desenhar espaços urbanos que proporcione uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. E para isso, é preciso levar em consideração questões culturais, históricas, ambientais e estéticas.   

Nas diferentes matérias que compõem o curso, estão englobadas diferentes áreas do conhecimento, como o das Ciências Exatas e Humanas, unindo percepções artísticas e entendimento matemático.

A grade curricular de Arquitetura vai depender da instituição que oferece o curso, mas as principais matérias a serem estudadas são: planejamento urbano e regional; desenho técnico e expressivo; resistência de materiais, ética e legislação, ciências sociais, entre outras.

O curso é composto mais por aulas práticas, onde o estudante vai elaborar projetos, visitar construções, conhecer museus e viajar para conhecer estruturas arquitetônicas e diferentes culturas, além de exercitar sua criatividade na criação de projetos para edificações e urbanísticos.

O estágio e o TCC são de caráter obrigatório e após a conclusão do curso, para exercer a profissão, é necessário obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da região onde atua.

Onde estudar

No Brasil há diversas faculdades que dispõe de cursos na área da Arquitetura. Na Catho Educação, você vê avaliações de alunos e ex-alunos sobre universidade e cursos de todo Brasil, além de poder adquirir bolsas de estudos nas maiores universidades do país. 

O mercado de trabalho para Arquitetos urbanistas

O mercado de trabalho na área da arquitetura é bem vasto. Um dos mais conhecidos e procurados é no setor da construção civil, podendo ser de cunho público ou privado. Outras opções são os setores industriais, restauros de edifícios, iluminação de vias públicas e paisagismo (desenvolver projetos de jardins, parques e praças) e interiores (projetar os ambientes internos, organizar a distribuição de móveis e materiais que vão ser usados, tanto residencial quanto corporativo).

Esse profissional também pode optar por seguir no setor educacional, em organizações não governamentais ou como autônomo, montando sua própria empresa.

Segundo o Guia e Profissões de Salários da Catho, as profissões mais comuns dentro da área são de Arquiteto de Edificações, Arquiteto Urbanístico e Arquiteto de Interiores. Ainda segundo o Guia a média salarial no Brasil é de R$ 4.066,00.

Veja vagas para Arquiteto aqui.

 

 

Culinária | Gastronomia #ProfissõesCatho

Você está preparado para atuar no RH do futuro?

Advocacia #ProfissõesCatho