O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

25/02/2014 - Entusiasmo: o poder dentro de si

Autor: Reinaldo Passadori

Colunista: Reinaldo PassadoriPara uma boa comunicação consigo mesmo é fundamental cultivar o entusiasmo. É lamentável deparar com pessoas desanimadas, sem vida, que reclamam de tudo e de todos e só se dedicam a criticar, a se fazer de vítimas e a culpar o mundo  por seu mau humor.

Por outro lado, há pessoas extraordinárias, possuidoras de luz própria independentemente da idade ou da condição física e social em que se encontram. Estas vivem com entusiasmo. A própria palavra “entusiasmo” significa, em sua etimologia grega, (in= dentro, theos = Deus), ou seja, ter Deus dentro de si,  ser possuidor  de tônus vital, de energia.

Um depoimento cheio de jovialidade foi dado por uma dessas pessoas brilhantes, que deixou um rastro luminoso por onde passou. Seu nome: Celina Viegas, antiga professora e historiadora de São João Del Rei, Minas Gerais. Quando tinha 95 anos, em uma entrevista concedida à TV Bandeirantes, falou amorosamente aos jovens da Fundação Bradesco:

Eu, com meus 95 anos, posso dar um exemplo edificante de força de vontade. Eu não me entrego, não me entrego à velhice, não me entrego às preocupações. Procuro vencê-las com coragem, com destemor e procuro incutir isso nos meus filhos, tanto que ontem dizia o meu filho: “A senhora não pode sair com o tempo chuvoso, porque eu quero que a senhora viva 100 anos, porque a senhora é o nosso apoio, é o nosso amparo, é o nosso exemplo”.

Assim, eu pediria a todos que tivessem entusiasmo pela vida, que não se deixassem sucumbir pelos obstáculos que, às vezes, aparecem e que desanimam pessoas de prosseguir numa obra. Não, nunca deixem que o desânimo se aposse dessas pessoas, dessa geração nova, que se sintam todos cheios de amor pela vida e se entreguem ao trabalho, ao estudo, ao amor e ao próximo. Nada há de melhor do que nós procurarmos aliviar o próximo das suas dores, de seus trabalhos oferecendo-lhe conforto. Eu me sinto feliz quando posso ajudar alguém. Que todos tenham esse amor, esse grande amor pelo próximo, e assim terão mais vida, mais força, mais vontade de viver.

Eventualmente, precisamos nos olhar no espelho para sacudir e avivar essa força poderosa e extraordinária que nos impele a chacoalhar a poeira e ir ao encontro de nossos sonhos e desejos.

Lembro-me de uma cena do filme Jamaica abaixo de zero em que um personagem estava desanimado, sentindo-se fraco e impotente diante da situação de competir em uma modalidade olímpica inédita em seu país: teria que praticar um esporte de gelo. Entretanto,  morava em um local árido e quente. Além disso, outras preocupações o assolavam. Um amigo leva-o para a frente de um espelho e pede para que veja a imagem refletida nele. Pergunta-lhe:

- O que você vê?

- Eu vejo… O Júnior – disse timidamente Júnior.

- Sabe o que eu vejo? – retruca o amigo.

- Não…- Eu vejo orgulho, poder e um guerreiro que não aceita ofensas de ninguém.

- Você vê tudo isso?

- Sim, eu vejo, e agora repita comigo: eu vejo orgulho, poder e um guerreiro que não aceita ofensas de ninguém.

E Júnior repete as palavras do amigo, pronunciando-as com vibração, força e determinação. Em seu semblante, em sua voz, em seus músculos contraídos, no brilho dos olhos percebe-se o resgate dessa energia que estava lá o tempo todo e apenas precisava de um estímulo para ser avivada.

Sugiro que você se olhe, vez ou outra, por um espelho e converse consigo mesmo. Escolha as palavras certas, provoque-se com bom humor. Diga a si mesmo em alto e bom som: “Você é um homem (ou mulher se for o caso) ou um saco de batatas?”.

Reaja ao desânimo, ao pessimismo e, principalmente, às influências negativas de outras pessoas. Você perceberá essa chama interior se reavivar em si mesmo, uma chama que tem reação com sua alma, com a consciência do divino e com a sabedoria universal.

Extraído do livro “Comunicação Essencial – Estratégias eficazes para encantar seus ouvintes”

Leia mais sobre: