O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

10/08/2017 - Como ter um bom currículo?

Autor: Jacqueline Carmo

Afinal, qual a fórmula para conseguir se recolocar no mercado? Após um certo tempo de busca por emprego, muitas pessoas ficam com a sensação de que estão errando gravemente em alguma das etapas, mas não sabem exatamente onde.

Entre as falhas que podem acontecer durante este processo, é comum a falta de networking, dificuldades no momento da entrevista, uso de meios de candidatura ineficientes e, claro, currículo pouco atraente.

Todos já sabem que um bom currículo é primordial para a conquista de um trabalho e, por isso, se dedicam na elaboração do documento. Porém, há vezes que toda aquela dedicação pode não ser suficiente, aí vale contar com uma ajudinha para adequar o currículo ao que os recrutadores e o mercado consideram ideal.

E como é um currículo ideal?

Confira as orientações:

Dados pessoais: nome, endereço, e-mail e telefone para contato. Mantenha essas informações sempre atualizadas.

Objetivo: cargo e área. Por exemplo: Assistente (cargo) Administrativo (área). No caso de existir mais do que um objetivo profissional, elabore outro currículo com outro campo de objetivo.

Resumo de qualificações: faça um breve resumo sobre sua carreira, comentando qual a sua área de atuação, conhecimentos adquiridos em experiências e/ou projetos, cursos, formação, habilidades, etc. Esse campo deve parecer com uma breve apresentação do seu currículo.

Experiência profissional: preenchendo da mais recente/atual para a mais antiga, considerando que 5 experiências são suficientes, comente quais eram suas atividades na função, quais resultados alcançou e como se destacou.

Formação acadêmica: em ordem de importância para a sua carreira, insira cursos de formação superior ou técnico, seguidos de nome da instituição e data ou previsão de conclusão.

Idiomas: se você tiver idioma avançado ou fluente, faça um campo específico para essa informação. Inclua o nome do idioma e grau de conhecimento.

Formação complementar: cite outras qualificações, como cursos livres ou profissionalizantes que tenham relação com o seu objetivo profissional.

Lembre-se: não ultrapasse 2 páginas, preocupe-se com a estética, garantindo que o currículo esteja claro e de fácil entendimento.

Ainda precisa de ajuda para elaborar o seu? Veja como funciona a Análise de Currículo da Catho!

Leia mais sobre:

  |    |