O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

21/09/2016 - Animais no trabalho diminuem o estresse

Autor: Marcela Alves

O convívio com animais domésticos traz inúmeros benefícios para o ser humano. Sabendo disso, algumas empresas estão abrindo as portas para os bichos de estimação, de modo a incentivar e motivar seus funcionários.

Quem está no mercado de trabalho já percebeu que os tradicionais benefícios oferecidos pelas empresas, como planos de saúde e odontológico, seguro de vida e auxílio-educação, por exemplo, já não bastam para atrair e reter talentos.

Hoje em dia, os colaboradores exigem mais e, por isso, algumas companhias estão adaptando sua cultura e investindo em medidas para transformar o ambiente corporativo em um lugar mais alegre e amigável. Algumas, até mesmo, passaram a adotar “mascotes” ou a permitir que os funcionários levem seus cachorros e gatos – e até pássaros – para o escritório.

A prática, ainda nova no Brasil, é inspirada em experiências vindas de fora. Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas empresas são dog-friendly: nelas, os animais de estimação estão presentes todos os dias ou em dias específicos. O Google, inclusive, tem até uma política específica sobre isso em seus escritórios e se autodenomina uma ‘empresa canina’.

Mas quais seriam os reais benefícios proporcionados pelos pets na empresa? Segundo estudo divulgado pela Forbes, quem convive com animais de estimação no trabalho, seja o próprio ou o do colega, tem menos estresse e chega ao final do dia sentindo menos cansaço extremo. Ou seja, além de proporcionar bem-estar e descontrair o ambiente, trabalhar ao lado de cães e gatos aumenta a produtividade e a motivação.

Confira, a seguir, 5 vantagens de ter animais de estimação no local de trabalho.

 

Mais pausas

Muitas horas seguidas de esforço mental sem nenhum descanso pode causar fadiga e menor produtividade. Com os animais, aumenta-se o número de pausas ao longo do dia, melhorando o foco e a criatividade e diminuindo os erros.

Menos estresse

Os amigos de quatro patas ajudam a relaxar e a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Eles ajudam também a aumentar os momentos de lazer e recreação, proporcionando maior satisfação no trabalho.

Mais colaboração

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan Central mostrou que cães e gatos deixam funcionários mais confiantes e colaborativos quando estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações.

Menos absenteísmo

A presença de animais no local de trabalho, em alguns casos, pode ajudar na redução do absenteísmo. E mais: segundo pesquisa da American Pet Products Manufacturers Association, com animais por perto as pessoas trabalham mais horas, o que aumenta a produtividade da empresa.

Mais interação

Raça, nome, brincadeiras preferidas… As pessoas adoram falar sobre seus bichinhos. Por isso, eles são ótimos pretextos para o início de uma conversa – longe das telas do computador, de preferência.