Saiba o que é etiqueta profissional e como ajuda na carreira

etiqueta profissional

Lembra-se daquelas normas de etiqueta profissional na hora de um jantar ou mesmo de um casamento? Pois bem, o mercado de trabalho também tem regras de comportamento que ajudam a dar fluidez às atividades.

Por isso, hoje vamos falar da etiqueta profissional. Vem com a gente entender melhor do assunto.

O que é etiqueta profissional?

A etiqueta profissional, ou seja, aquela relacionada ao ambiente de trabalho envolve um conjunto de ações pré-definidas que ajudam a criar uma convivência harmônica entre os funcionários.

Ela funciona como boas maneiras para evitar ofender, constranger ou passar por cima da autoridade de alguém.

A questão é que as empresas são diferentes e cada uma abriga pessoas com personalidades e vivências variadas.

Sendo assim, para que um funcionário não se sinta perdido ao começar um novo trabalho e para tornar mais natural as relações de negócios criou-se a etiqueta profissional.

E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Vantagens de se ter etiqueta profissional

Você já sabe que seguir uma etiqueta profissional torna o ambiente de trabalho mais confortável. Agora vamos mostrar, em termos práticos, como isso funciona.

1. Facilita a comunicação 

Prestar atenção à forma que alguém gosta de ser chamado, não interromper outra pessoa quando ela estiver falando e dar às boas vindas aos novos funcionários: tudo isso faz parte das regras de etiqueta e ajuda na comunicação.

2. Ajuda na hora de conseguir uma vaga de emprego 

O recrutador leva em consideração o comportamento profissional. Ou seja, ele vai reparar se você chegou atrasado, se deu atenção ao vestuário, irá observar a linguagem corporal, entre outras coisas. Assim, quem está por dentro da etiqueta profissional leva vantagem na entrevista.

3. Contribui para manter a harmonia no ambiente profissional 

Respeitar o espaço do seu colega contribui para manter a boa convivência e ajuda você a não se tornar aquela pessoa inconveniente que não liga para as necessidades da equipe.

  • Evite comer na mesa de trabalho para que o cheiro não impregne o ambiente;
  • Caso a sua bancada ou sala seja compartilhada, não fale alto durante ligações ou conversas para não atrapalhar a concentração do colega;
  • Entre em um acordo sobre a temperatura do ar-condicionado, etc.

4. Ajuda a criar uma boa imagem

Observar as regras de etiqueta profissional significa que você vai levar em conta vestuário, higiene e questões éticas. Tudo isso ajuda na criação de uma boa imagem perante os colegas de trabalho.

5. Aumenta a produtividade

As regras de etiqueta falam sobre evitar fofocas dentro da empresa e abordam a importância da pontualidade. Ambos as questões contribuem para aumentar seu foco nas atividades, evitando distrações desnecessárias.

Além disso, a sua relação com os colegas também é beneficiada — afinal, ninguém gosta de fofocas — e isso melhora o trabalho em equipe. A consequência é que o trabalho fica mais fluído.

Bem, é evidente que a etiqueta profissional tem diversos benefícios, sendo importante em qualquer ambiente de trabalho. Agora que você já entende mais sobre o assunto é só colocá-lo em prática no seu cotidiano.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos lá nas redes sociais? Basta colar o link do texto e marcá-los!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Uma das coisas mais importantes sem dúvidas e ser uma pessoa pontual, todo mundo gosta de pessoa com responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile