Aprenda como exercer a crítica da melhor maneira

Aprenda como exercer a crítica da melhor maneira

Descubra ao longo do texto como exercer a crítica de maneira correta em seu trabalho e com isso acrescentar bons resultados na carreira de todos a sua volta. Vamos conferir?!

Como exercer a crítica no trabalho

Saber lidar com críticas é fundamental para um profissional, mas o outro lado da história também precisa tomar certos cuidados, afinal também é preciso saber criticar.

Para muitos gestores a crítica faz parte de seu trabalho, mesmo porque ele deve conduzir as atividades de sua equipe, mas é fundamental que estas críticas sejam bem elaboradas e não sirvam apenas como simples opinião.

Segundo Susanne Andrade, palestrante, escritora e  coach na área de desenvolvimento humano o primeiro cuidado deve ser estabelecer um vínculo de confiança. Além disso, para que uma crítica seja bem recebida ela deve partir de uma pessoa confiável e para isso quem critica deve ter convicção e poder de argumentação.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

A crítica deve ser colaborativa

Uma crítica profissional é sempre melhor quando vem junto a uma solução ou sugestão de melhoria. Por isso, deve-se apresentar opções mais viáveis do que a apresentada. Vale ressaltar que uma crítica sem propósito pode ter o efeito contrário, desmotivando e bloqueando os profissionais inseridos neste contexto.

Susanne Andrade também comenta sobre os principais propósitos que devem ser levados em consideração na hora de julgar ou avaliar atos e tarefas: “A intenção da crítica deve também ser levada em conta, pois o propósito deve ser o de colaborar para mudanças onde todos ganham. Outro ponto importante é exercitar a empatia, colocando-se no lugar de quem vai ouvir a crítica para que o conteúdo seja abordado de forma leve e cuidadosa, e o receptor sinta-se motivado a buscar fazer o diferente”.

Dicas para aprender a usar a crítica da forma correta

Confira algumas dicas rápidas para criticar de melhor maneira:

  1. Respeite a privacidade das pessoas ao efetuar as críticas.
  2. Fale em tom de conselho e não de “bronca”.
  3. Procure sugerir novos caminhos.
  4. Se coloque no lugar das pessoas.
  5. Seja claro, e fique à disposição para ajudar.
Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile