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14/03/2011 - Como inspirar confiança

 

* Leila Navarro

Iniciei esta série de artigos sobre confiança falando do ciclo em que se encontra a maioria das pessoas: “Não confio em mim, não confio nos outros e os outros não confiam em mim”. Depois, falei sobre o resgate da autoconfiança, que permite quebrar esse ciclo. Agora, vamos falar sobre inspirar confiança, o que nos coloca em outro ciclo: “Confio em mim, confio no outro e o outro confia em mim”.

É neste ponto que a ligação entre o tema confiança e a ascensão profissional ficará absolutamente clara para você. Se o progresso na carreira profissional significa assumir responsabilidades cada vez maiores, precisamos inspirar confiança nos outros para que eles nos encarreguem dessas responsabilidades, e isso só é possível na medida em que confiamos em nós mesmos e em nossa capacidade de assumi-las.

Percebe como tudo se encaixa?

Bem, você pode ser um profissional muito autoconfiante mas, de qualquer forma, precisa ser capaz de inspirar confiança nos outros por meio de suas atitudes. Eis aqui algumas que, sem dúvida, são muito importantes:

Coerência

Tem gente que defende determinados pontos de vista ou comportamentos com toda convicção, mas na hora de colocá-los em prática… É a velha história do “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” que, realmente, não dá para levar a sério. A coerência entre o que você fala e o que você faz é fundamental quando se trata de inspirar confiança.

Integridade

Há quem a considere um sinônimo de honestidade, caráter firme e retidão; para mim, o conceito vai um pouco além disso. Integridade é também ter princípios sólidos e se manter fiel a eles, aconteça o que acontecer. Por exemplo, uma pessoa que tem a franqueza como princípio e não deixa de dizer o que acha, mesmo que todo mundo discorde – ou mesmo que o chefe pense de maneira diferente ? está sendo íntegra. Ela não é bajuladora, nem “Maria-vai-com-as-outras” e nem falsa: é integra.

Transparência

A maioria das pessoas entende que ser transparente é agir às claras. Eu acrescentaria que não apenas as ações devem ser claras, mas as intenções também. Ou será que alguém que age às vistas de todos mas tem intenções ocultas pode ser considerado transparente? O mesmo vale para os motivos das ações: quem age de determinada forma mas não explica seus motivos quando isso lhe é pedido também não está sendo transparente. O fato é que, se os outros percebem que você tem algo a esconder, não confiam completamente em você.

Justiça

Não se espera que a pessoa justa seja capaz de favorecer alguém em prejuízo de outros, tome decisões unilaterais, tente levar vantagem ou seja tendenciosa. Espera-se, sim, que ela reconheça e respeite os direitos alheios, seja ponderada nas ações e imparcial nas decisões. A pessoa justa é percebida, afinal, como alguém equilibrado e de bom-senso, e isso inspira confiança.

Lealdade

Você cumpre as promessas que faz? Honra os compromissos que assume? É capaz de colocar uma causa coletiva acima interesses pessoais? Essas são algumas das formas como se pode demonstrar lealdade, que anda de mãos dadas com a confiabilidade. A pessoa leal tem um comportamento previsível – no bom sentido -, já que todos esperam que ela faça exatamente o que se comprometeu a fazer.

Empatia

A capacidade de se colocar no lugar dos outros e compreender seus problemas, compartilhar suas alegrias ou se sensibilizar com suas dificuldades inspira confiança. A empatia faz de você uma pessoa receptiva, com quem as outras sentem que podem contar. Não se trata de resolver os problemas delas, mas simplesmente de mostrar que você se importa com elas. Confiança se conquista não só com atitudes lógicas e equilibradas, mas com um pouco de emoção também.

Na medida em que você incorporar estas atitudes e inspirar cada vez mais confiança, as pessoas efetivamente confiarão em você. Então, se estabelecerá um novo ciclo no qual você confia em si mesmo, confia nos outros e os outros confiam em você. Tudo de bom virá daí ? para a sua vida, seus relacionamentos, sua carreira.

Não vale a pena?

* Leila Navarro é palestrante motivacional no Brasil e no exterior. É autora de cinco livros , todos pela Editora Gente. Venceu o “8º Prêmio Top Of Mind Fornecedores de RH” na categoria “Palestrante do Ano”, em 2005.

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