Livros sobre liderança: 10 títulos para sua mesa de cabeceira

livros sobre liderança

Neste post, a Catho selecionou dez sugestões de livros sobre liderança para você aperfeiçoar os seus conhecimentos e manter equipes inspiradas e eficientes. Continue a leitura com a gente!

Desenvolver as suas habilidades profissionais deve ser um trabalho constante. Ao ocupar uma posição de gestão, é preciso estar preparado para adversidades e lidar com diferentes perfis de funcionários, motivando a todos a atingirem resultados em comum.

A Coragem para Liderar — Brené Brown

A obra A Coragem para Liderar: Trabalho Duro, Conversas Difíceis, Corações Plenos, da Brené Brown é um guia prático para quem deseja desenvolver suas habilidades de governança com ousadia.

Acompanhada de décadas de pesquisas, histórias e entrevistas com gestores de grandes empresas, ela traz lições fundamentais sobre liderança.

Em suas páginas, o livro ensina que coragem é um pilar essencial na formação de líderes e que, aliada à ação de vencer o medo, floresce a empatia, resiliência, construção de vínculos de confiança e muito trabalho duro em equipe.

Radical Candor — Kim Scott

Em Radical Candor: Seja um chefe incrível sem perder sua humanidade, Kim Scott explica como a sinceridade extrema influencia todo o modo de trabalho dos profissionais.

Sem rodeios, a autora apresenta métodos para aplicar feedbacks construtivos e desafiadores a fim de engajar e desenvolver a sua equipe.

A obra também ilustra como, além de praticar uma honestidade radical, criar uma profunda relação com os colaboradores produz times mais eficientes.

Faça acontecer — Sheryl Sandberg

No livro Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar, Sheryl Sandberg, COO do Facebook, lista dez principais aprendizados para impulsionar a vida pessoal, profissional e financeira de mulheres no mercado de trabalho.

Apresentando dados e pesquisas sobre a realidade das mulheres nos Estados Unidos, ela lembra que a equidade de gênero ainda é uma ilusão. Apesar disso, a executiva dá o suporte necessário para elas se tornarem protagonistas de suas próprias histórias de sucesso.

Avalie o que Importa — John Doerr

O capitalista de risco John Doerr explica como os Objetivos e Resultados-Chave (OKRs), adotados por empresas como Google e Fundação Gates, impactaram o mundo. A obra Avalie o Que Importa te oferece excelentes insights para alcançar um crescimento exponencial em qualquer segmento.

Aprenda a analisar e aproveitar os objetivos de prioridade máxima com ações específicas e eficientes para a sua empresa.

💡Leiam também: 8 principais tipos de liderança e suas características.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas — Dale Carnegie

Lançado em 1936, o clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, é o livro perfeito para manter na mesinha de cabeceira. Com lições valiosas para melhorar as suas relações pessoais e profissionais, ele ensina como desenvolver e aplicar a influência para gerar mudanças.

Essa é uma indicação de leitura que deve ser feita com um lápis à mão, para anotar e destacar trechos importantes. Afinal, a obra não se tornou um clássico à toa.

Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg

comunicação não-violenta utiliza técnicas para desenvolver a capacidade de falar e ouvir inteiramente, afastando a agressividade dos diálogos.

Na obra, Marshall B. Rosenberg compartilha a importância de uma comunicação empática e ativa, a fim de melhorar os relacionamentos e minimizar a violência no mundo.

Ainda, a leitura serve como um auxílio para se libertar de bagagens negativas e transformar as suas habilidades em resolução de conflitos.

Comece pelo Porquê — Simon Sinek

Em Comece pelo Porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, Simon Sinek utiliza figuras emblemáticas, como Martin Luther King, para ilustrar o argumento de que as pessoas só compram uma ideia (ou produto) se compreenderem os valores por trás dele.

Na obra, você verá como os maiores gestores do mundo usam de sua influência para criar ambientes e times inspirados por um mesmo propósito.

Liderando Mudança — John P. Kotter

O professor da Harvard Business School, John P. Kotter, oferece oito passos para identificar e alcançar objetivos revolucionários para melhorar o desempenho da empresa.

Em Liderando Mudanças: Transformando empresas com a força das emoções, gestores recebem recursos práticos para garantir mudanças estratégicas e eficientes.

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso — Carol S. Dweck

Resultado de décadas de pesquisa, Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol S. Dweck, ilustra como a forma de enxergar a vida (mindset) é essencial para se atingir o sucesso. No livro, a autora e psicóloga apresenta uma série de mecanismos para controlar a mente e lidar melhor com as adversidades.

Líderes se servem por último — Simon Sinek

A segunda indicação de Simon Sinek e a última da lista é a obra Líderes se Servem por Último: Como construir equipes seguras e confiantes. No livro, o autor ressalta que a função dos gestores é construir ambientes nos quais os colaboradores se sintam valorizados e confiem uns nos outros.

Nos Círculos de Segurança, as equipes se sentem confiantes e prosperam mais, junto à empresa. Aprenda, com a leitura, como os humanos são programados para funcionar e estratégias para motivar o time.

E aí, gostou da sugestão de livros sobre liderança do nosso blog? Continue navegando no blog e descubra uma vasta seleção de conteúdos que irão auxiliar no processo de aprimoramento das suas habilidades de gestão.

Por aqui, você também encontra opções de cursos de liderança, dicas sobre soft skills e muito mais!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!