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15/10/2008 - LINGUAGEM ÚTIL PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO EM INGLÊS Fonte: LINGUAGEM ÚTIL PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO EM INGLÊS

 

* Débora Carillo

Uma boa apresentação, em qualquer idioma, envolve muitos aspectos: conteúdo inovador e relevante, estrutura clara, boa gestão do tempo da apresentação, criatividade, uso de recursos visuais e habilidade para envolver seu público. A linguagem usada deve ser apropriada e clara, a ponto de transmitir a mensagem de forma concisa e pontual.

Listamos algumas expressões úteis em inglês para que você possa conduzir a sua apresentação com objetividade e autonomia:

Apresente-se:

Good morning, ladies and gentlemen. My name is…
On behalf of… may I welcome you to…
This morning, I’d like to…

Diga sobre o que vai falar e o objetivo da sua apresentação:

This morning I’m going to be talking to you about…
First of all, I’d like to outline the main points of my talk.

Os três primeiros minutos da sua apresentação são cruciais. Diga algo que chame a atenção do seu público, como um fato importante ou um problema a resolver:

Suppose your advertising budget was cut by 99% tomorrow. How would you go about promoting your product?
Statistics show that?
Did you know that?
Have you ever been in the situation where?

Durante a sua apresentação, faça uso de verbos que mostrem o que pretende fazer e dizer, de forma a guiar a sua audiência:

To move on: Para mover a um próximo ponto/assunto.
Ex: If I could just move on to the problems we face?

To expand on: Para expandir sobre um tópico.
Ex: I’d like to expand on that a little bit more before we move on.

To turn to: Para mudar a direção.
Ex: Let’s turn now to our targets for next year.

To go back to: Para referir-se a algo que já disse anteriormente.
Ex: Let’s go back to the question of…

To recap: Para repetir os pontos principais.
I’d like to recap on the main points…

To elaborate on: Para fazer uma análise mais profunda de um tópico.
Ex: To elaborate on that a little for those of you who are not familiar with…

To conclude: Para finalizar.
I’d like to conclude?

Use frases de efeito para chamar a atenção da audiência aos recursos visuais que inseriu na sua apresentação:

I’d like us to focus our attention on?
I’d like us to look at?
I’d like to point out?
I’d like to draw your attention to?

Em vez de usar afirmações diretas, faça perguntas que chamem a atenção de sua audiência:

So, how good ARE the results?
So, how small IS the risk?
So, what’s the problem?

Estabeleça uma sintonia com a sua audiência:
Use ao máximo possível as palavras “we”, “us” e “ours”.
Use question tags para encorajá-los a concordar com você:
And we all know what that means, don’t we?

Se não entender as perguntas de sua audiência, esclareça:

Sorry, I missed that. Could you say that again, please?
Sorry, I don’t quite see what you mean. Could you just explain that, please?

Fontes de consulta aos exemplos deste artigo: Presenting in English, LTP Business

* Débora Carillo é fundadora e diretora de cursos da NEFI-English & Business, que há 19 anos atua na formatação de projetos personalizados de cursos de espanhol, francês, inglês e português para estrangeiros, voltados aos colaboradores de empresas nacionais e multinacionais. Graduada em Letras/Tradução pela PUC-SP e com especialização pela Associação Alumni, é responsável pelo desenvolvimento de produtos e definições de estratégias e metodologias paras os projetos de cursos.

Se você tem alguma dúvida, encaminhe um e-mail para nefi@nefi-eb.com.br, pois a equipe de coordenação da NEFI – English & Business terá imenso prazer em poder ajudar.

Site: www.nefi-eb.com.br

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