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11/05/2012 - Kátia Valença: Gerente de RH da Bombril

Autor: Maiara Tortorette

Com passagem por grandes empresas, Kátia Valença, assumiu a gerência de Recursos Humanos da Bombril a cerca de 8 meses e já realizou diversas melhorias na organização.

Em entrevista ao Carreira & Sucesso Kátia conta sobre sua trajetória profissional e o trabalho realizado pela Bombril, que devido à grande preocupação em reter seus talentos, possui uma gestão de pessoas focada em realizar programas motivacionais e de reconhecimento, além de oferecer possibilidades de desenvolvimento aos colaboradores, por meio de cursos e oficinas.

Confira!

 

1. Conte-nos sobre sua trajetória profissional. Como foi sua chegada à Bombril?

Iniciei minha carreira no segmento de serviços, em empresas de grande porte, como Grupo Amil, Rede Bandeirantes de Televisão e Credigy Soluções Financeiras, adquirindo experiência nas áreas de atendimento, marketing, vendas, franchising e recursos humanos.

Minha chegada à Bombril se deu em setembro de 2011, num momento em que a empresa mais necessitava de uma melhor gestão de pessoas, para transformar o RH numa área efetivamente estratégica.

2. A Bombril é considerada uma das maiores e melhores empresas de soluções de higiene e limpeza no Brasil. Qual a importância do RH nesse contexto?

O RH assumiu o seu papel estratégico na organização, com foco na gestão de pessoas, principalmente para atrair talentos, e fidelizá-los, por meio de diversos programas de reconhecimento, busca, retenção e desenvolvimento destes profissionais. Desta forma, contribuímos para o crescimento e destaque da Bombril neste segmento. Afinal, as pessoas são um dos principais valores que a empresa possui.

3. Quais as principais dificuldades encontradas pelo RH? Como é realizado o processo de recrutamento e seleção? Quais as principais exigências?

Atualmente o RH da Bombril se apresenta de forma estruturada, os processos foram revisados e a organização do trabalho está adequada. Desta forma, trabalhamos com mais qualidade e eficiência na execução. Com relação ao processo de recrutamento e seleção, também temos normas e procedimentos a serem seguidos, trabalhamos cada vaga de maneira personalizada, de acordo com as exigências e necessidades da área. Utilizamos alguns testes psicológicos para vagas da área industrial, relatório de tendência comportamental para vagas administrativas e de liderança, dinâmicas situacionais, entre outras.  As principais exigências estão relacionadas ao âmbito comportamental, já que buscamos pessoas que gostam de desafios, tenham flexibilidade para mudança e paixão por trabalhar na Bombril! Com estes requisitos preenchidos, conseguimos criar um ambiente de trabalho saudável e motivante.

4. A Bombril é reconhecida pelo consumidor brasileiro e já recebeu até o título “A Marca do Século”. Vocês sentem que os colaboradores também possuem essa identificação com a empresa? O que o RH procura fazer nesse sentido?

Temos hoje aproximadamente 2800 funcionários diretos. Destes, cerca de 500 colaboradores (18%) da empresa com mais de 10 anos (entre 10 e 50 anos na companhia).

Recebemos diariamente diversos currículos indicados por nossos funcionários, que em nossa opinião é um dos principais indicadores sobre a satisfação que eles têm em trabalhar na Bombril.

Além disso, o RH implantou ações de valorização e reconhecimento para fortalecer a filosofia da companhia.

5. Quais programas de gestão de pessoas podemos destacar? Há uma preocupação na empresa com o desenvolvimento dos profissionais?

Podemos destacar alguns Programas de Treinamento e Desenvolvimento que foram criados nos últimos anos e repercutiram de forma muito positiva: Programa de Cursos Abertos – PCA, Programa de Cursos Técnicos (há o reembolso de parte da mensalidade, incentivando o desenvolvimento de nossos funcionários e o crescimento profissional), Desenvolvimento de lideranças, por meio do LAP – Liderança Aplicada, que é conduzido por uma consultora especializada, Oficina de Líderes, para desenvolvermos internamente grupos de líderes e funcionários potenciais, Treinamentos E-learning para toda área comercial, além dos treinamentos obrigatórios que acontecem regularmente. Nossos indicadores destacam  o crescimento que tivemos em horas de treinamento e desenvolvimento nos 3 grupos: Industrial, Administrativo e Comercial.

A preocupação da empresa com o desenvolvimento de profissionais é constante. O mais recente programa de reconhecimento criado se chama Gente que Brilha, para homenagearmos os funcionários destaque, com base nos Valores da empresa. Estes funcionários são eleitos democraticamente, por meio de votação.

7. Vocês têm algum projeto de responsabilidade social? Como esta questão é tratada na empresa?

A preocupação com a responsabilidade social e ambiental sempre fez parte da filosofia da Bombril. Em conjunto com o IRSF (Instituto Roberto Sampaio Ferreira), que apoia as ações de sustentabilidade e responsabilidade social da Bombril, lançado em 2011, a empresa reforça sua atuação nesses campos.

O IRSF tem como diretriz principal o fortalecimento do protagonismo feminino e está baseado em três pilares: cidadania (promoção de ações de resgate e incentivo ao protagonismo feminino, à participação social, à conquista de direitos e ao diálogo entre as diferentes esferas da sociedade), sustentabilidade (promoção e prática do desenvolvimento sustentável em ações da Bombril) e memória (valorização da história da Bombril e da evolução das mulheres como elemento indispensável para a compreensão do presente e a projeção do futuro).

A Casa Bombril, espaço para capacitação de empregadas domésticas por meio de cursos em parceria com o SENAC, é o primeiro projeto do IRSF e a melhor tradução de sua proposta para a sociedade brasileira. Localizada no Butantã, em São Paulo, a Casa além de unidade educacional, é também um centro de debates em prol do fortalecimento do protagonismo feminino.

Mesmo antes da criação do IRSF, a Bombril já vinha patrocinando eventos e projetos socioculturais e esportivos, como o Projeto Bola Dentro (que ensina menores de baixa renda a jogarem tênis, serem boleiros e pegadores de bola); o futebol feminino; o projeto cultural Mulheres que Brilham, com o objetivo de revelar novos talentos femininos da música brasileira, entre outros.

8. Quais os principais planos da empresa para os próximos anos?

Os planos incluem ampliar e diversificar ainda mais o portfólio da Bombril. A empresa pretende continuar crescendo na categoria de higiene e limpeza e intensificar os seus investimentos em cosmético, após aquisição da marca Ecologie pela Bril Cosméticos. Inovação é a palavra da vez da Bombril. Traremos inúmeras inovações para facilitar a vida dos consumidores da Bombril.

9. Gostaria de deixar um recado para os profissionais de RH?

Um profissional de RH valorizado é aquele que faz a diferença. É aquele que conhece o seu trabalho, e como ele impacta no negócio da empresa. É aquele que propõe soluções, que tem iniciativa.

Sendo assim, os profissionais de RH que desejam crescer devem buscar o próprio desenvolvimento, porque é por meio do conhecimento e do esforço que conquistamos o nosso espaço.

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