4 dicas para voltar ao mercado de trabalho

4 dicas para voltar ao mercado de trabalho

Diante de um cenário de crise, em que faltam empregos e aumentam-se as demissões, conseguir uma recolocação parece muito difícil, não é mesmo?! Mas saiba que mesmo em tempos ruins como este, é possível voltar ao mercado de trabalho.

Veja agora os 4 passos para você recomeçar e conquistar o seu lugar em uma empresa dos sonhos. Vamos conferir?

Dicas para voltar ao mercado de trabalho

O Brasil vive um momento de incertezas e desafios, que, infelizmente, age como terremoto por onde passa: assustados, os profissionais temem entrar na fila do desemprego e quem nela já está, não vê esperanças em sair.

No entanto, a solução para este problema pode estar ao alcance do profissional. “Na crise, trabalhadores das mais variadas indústrias encontram mais dificuldade no seu processo de recolocação. Isso ocorre principalmente pela falta de domínio de algumas das principais técnicas para se ‘vender’ melhor ao mercado”, explica José Ricardo Noronha, um dos maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.

Segundo Noronha, mesmo na crise as grandes organizações continuam em busca de grandes profissionais, e a situação pode representar um recomeço. “Perder o emprego é duríssimo, mas o começo de um novo caminho profissional pode estar aí e ser marcado pela proatividade e pelo casamento perfeito de suas competências, habilidades e pontos fortes com os princípios, missão, visão e propósito de grandes empresas”, afirma.

O especialista listou quatro dicas valiosas para ajudar o profissional a se vender melhor e garantir a estabilidade neste ambiente de turbulências. Confira a seguir:

1. Crie um super currículo

Um bom currículo tem no máximo 2 páginas e precisa se destacar imediatamente dos outros milhares que chegam às mãos dos recrutadores. Para fazer isso, invista em um bom e limpo design. Liste todos os seus grandes feitos profissionais e experiências passadas, com o maior número de dados que puder disponibilizar (crescimento de vendas, redução de despesas etc.).

Se estiver em busca de diferentes vagas em uma mesma área, crie currículos distintos para cada setor e lembre-se que customização e personalização neste momento são ainda mais cruciais. Enumere suas principais habilidades, interesses e busque conectá-los aos valores, princípios e missão das empresas em que deseja trabalhar.

2. Cuide da sua marca pessoal

Especialmente em tempos de economia desaquecida, é fundamental trabalhar bem o seu posicionamento social. Revisite ainda hoje os seus perfis nas principais redes sociais e faça todas as modificações necessárias, inclusive apagando aquelas fotos e postagens que em nada ajudam a criar uma boa imagem profissional.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

3. Liste as empresas em que gostaria de trabalhar

Depois de selecionar as companhias preferidas, estude tudo o que puder sobre elas, seus principais líderes e busque conectar-se com pessoas que possam te ajudar a chegar aos líderes de RH e Recrutamento. As melhores empresas e os melhores líderes continuam em busca de profissionais que se identifiquem com a missão, visão, valores e propósito. Seja proativo!

4. Venda-se com maestria

Enxergue-se (como verdadeiramente é) como o seu melhor e mais valioso produto. Para isso, tenha convicção ao se comunicar e conhecimento pleno dos seus grandes pontos fortes. Busque o tempo todo conectá-los aos desafios que são apresentados para o cargo que você busca no mercado.

Vá para as entrevistas tendo conhecimento amplo de tudo o que cerca aquela empresa específica: vendas, desafios, concorrentes, sonhos, missão, valores, propósito, principais concorrentes etc. Como bem ensinou Benjamim Franklin, “a falha na preparação é a preparação para a falha”.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho de forma grátis!

E aí, gostou dessas dicas para você voltar ao mercado de trabalho? Então, aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Basta copiar o link do texto!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize R$ 90 no plano Destaque Extra da Catho!