O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

01/06/2010 - HSM – Gestão de Empresas Familiares

 

O HSM promoveu em São Paulo, no Hotel Transamérica, o segundo Fórum Gestão de Empresas Familiares. Foram abordados temas ligados à governança corporativa, desenvolvimento de sucessores e critérios de sucessão e todos os aspectos do sistema de gestão envolvendo familiares como um todo.

Seja na gestão da empresa ou no planejamento de sucessão, as empresas familiares necessitam de informações especializadas para a sua realidade.

“É um evento onde temos famílias inteiras participando porque é um tema que costuma ?tirar o sono’ de várias famílias e evidentemente envolve questões não apenas da empresa, mas também das relações familiares”, afirma Marcos Braga, presidente do HSM. De acordo com ele, é um evento em que as famílias comparecem em grupos maiores e muito voltados para pequenas e médias empresas. “Temos grandes empresas também, mas pequenas e médias têm uma participação grande”, observa.

O Fórum trouxe informações valiosas para o desenvolvimento de estratégias competitivas de crescimento e continuidade das empresas de controle familiar. Foram apresentados cases por meio de palestrantes nacionais e internacionais. Um exemplo foi a Algar, empresa de gestão familiar de sucesso no Brasil.

“Hoje, no evento, temos muitas pessoas interessadas nesse assunto porque muitas empresas estão se consolidando nesse meio e muitas empresas brasileiras estão passando pela segunda e terceira geração, e é importante que as organizações se conscientizem de trabalhar esse tema”, aponta Eliane Garcia, vice-presidente de Marketing da Algar.

Ainda para ela, a melhor maneira é formar acionistas e trabalhar a governança para que empresas familiares tenham sucesso.”O Outro ponto que deve ser trabalhado é a família, para que não interfira na empresa. Para que nada que a família faça, interfira na empresa”, diz Idê Carvalho, executiva do Grupo Simões. Segundo a executiva, esse é um dos principais papéis de uma empresa familiar.

Leia mais sobre:

  |    |    |