O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

11/07/2008 - ORTOGRAFIA IV – USO DE ABREVIATURAS E SIGLAS

 

* Virgínia Maria Antunes de Jesus

Você, com certeza, conhece os significados das expressões abaixo:

ABI (Associação Brasileira de Imprensa)
FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular)
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Dr. (doutor)
Prof. (professor)
V. Ex.ª (Vossa Excelência)

Nossa maior dificuldade não reside em compreender formas abreviadas de expressão, mas em registrá-las por escrito quando estamos compondo um texto.

Vimos na coluna Ortografia I que Ortografia significa a maneira correta de se escrever as palavras. Hoje, vamos ver a ortografia de abreviaturas e siglas, formas simples, mas muito úteis no nosso dia-a-dia de escritores.

Tanto as abreviaturas como as siglas atualmente são formas bastante dinâmicas. Surgem novas a cada dia. Ao utilizar o MSN (Microsoft Service Network), o Orkut (primeiro nome do engenheiro turco Orkut Büyükkokten) ou enviar mensagens pelo seu celular (celu), você não está preocupado com regras já estabelecidas de abreviação de palavras. Conseqüentemente, você acaba criando novas modalidades abreviadas para facilitar sua comunicação.

Esta é exatamente a função das abreviaturas e siglas: economia de tempo e de espaço em nossa comunicação. Para textos formais existem, no entanto, regras gramaticais estabelecidas que devemos conhecer. Vamos apresentar as mais usuais. Para iniciar, seguem algumas definições preliminares:

Abreviar significa encurtar, reduzir uma extensão.
Portanto, abreviatura é uma forma reduzida de um termo completo. Consiste em usar partes de uma palavra para representar seu todo. (Srª: senhora)

Sigla é um tipo especial de abreviatura. São selecionadas letras iniciais de uma expressão para representá-la. (ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas)

ABREVIATURAS

Para trabalhos acadêmicos, existem regras especiais, definidas pelas NBrs (normas brasileiras) da ABNT:

Os pronomes de tratamento também são usados em sua forma abreviada. Alguns exemplos:

SIGLAS

Em ano eleitoral, vamos relembrar algumas siglas de partidos políticos:

Com Olimpíadas e campeonatos de várias modalidades esportivas na mídia, relembremos algumas siglas interessantes:

Observe algumas siglas e abreviaturas curiosas, da área de informática, que muitas vezes usamos, mas cujo significado desconhecemos.

Para finalizar, leia os textos abaixo e preste atenção às formas abreviadas neles utilizadas:

* Rosana Morais Weg e Virgínia Maria Antunes de Jesus são professoras universitárias e consultoras empresariais da DSignos – Soluções e Desenvolvimento em Linguagens, empresa que fornece soluções na área de Comunicação Empresarial e Pedagógica.

Leia mais sobre: