O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

16/07/2010 - As carreiras do futuro

 

Uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA) aponta que a crescente ênfase na inovação, a preocupação com o meio ambiente e a busca cada vez maior por qualidade de vida serão os fatores mais relevantes no delineamento das carreiras mais promissoras.

“Os estudos são baseados em um método chamado Delphi, baseado na visão de especialistas sobre o assunto, que, no caso, são alunos e ex-alunos dos nossos MBAs. É uma base de 600 ex-alunos, hoje gerentes e diretores de empresas em sua maioria”, aponta. De acordo com o professor, esse método funciona por meio de um questionário que circula repetidamente, buscando uma visão de consenso sobre o tema. “Realizamos duas rodadas para confirmar os resultados que a pesquisa apresentou”, explica.

Os negócios potenciais da economia estarão ligados ao setor de serviços, em áreas como saúde e qualidade de vida, turismo e lazer, alimentação e serviços para a terceira idade. As profissões apresentadas a seguir foram as mais citadas no estudo:Gerente de Ecorelações: tem a função de fazer a ligação entre governo, empresa e população em geral, para mostrar as iniciativas que a empresa realiza voltadas para meio ambiente. É um profissional com uma formação um pouco mais diversificada do que temos hoje – precisa de conhecimentos em direito, por conta da legislação; marketing, por causa da comunicação, o que fará com as comunidades; e para a parte governamental, ter conhecimento em diplomacia e relacionamento com o estado.

Chief Innovation Officer: é o profissional com a liberdade de buscar e implementar as inovações. Muitas vezes há inovações que surgem a partir de uma ideia de determinada pessoa que está escondida em um determinado departamento e não tem força para essa ideia se desenvolver dentro da organização, como um novo produto ou um novo processo de aprimoramento de trabalho da empresa.

O Chief Innovation Officer é alguém com status de diretor ou vice-presidente, que terá a liberdade de caminhar pela empresa com a missão de identificar novas ideias e desenvolver a inovação para virar, de fato, um novo produto ou serviço.Gerente de Marketing e-Commerce: é um dos cargos mais próximos de se concretizar no mercado. É um gerente totalmente voltado para internet e que aplicará os conceitos de marketing voltados totalmente para essa plataforma, algo 100% virtual.

Conselheiro de Aposentadoria: hoje em dia, a carreira do executivo vai até por volta dos 50 anos. No passado, o profissional se aposentava e ficava em casa. Nos dias de hoje, com a qualidade de vida e longevidade da população, com 50 anos as pessoas estão em forma e conseguem exercer grandes atividades do mercado de trabalho. O Conselheiro de Aposentadoria vai preparar esses profissionais para exercer uma segunda carreira, como a de consultor, por exemplo.

Leia mais sobre: