O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

07/07/2008 - MERCADO CALÇADISTA AQUECE ECONOMIA

 

Com mais de 8 mil indústrias, o Brasil é hoje o terceiro maior produtor de calçados do mundo e gera anualmente milhares de postos de trabalho – só na indústria, são mais de 300 mil trabalhadores. Para atender toda a demanda do mercado e colocar no mesmo espaço lojistas e produtores, a Francal é realizada anualmente e completa nesta edição 40 anos, trazendo tendências e muitas novidades.

Cores vibrantes, design diferenciado e uma imensidão de modelos – dos mais simples aos mais sofisticados. A feira é um grande mostruário do que será a moda primavera-verão.

“A Francal é vitrine desse mercado. Aqui nós lançamos a moda primavera-verão e num país tropical como é o Brasil consequentemente a importância da feira é abastecer as principais vitrines do país com o que é lançado aqui na Francal”, diz o presidente da feira, Abdala Jamil Abdala.

Aos 40 anos de existência, a feira se tornou um grande evento para os empresários do setor. Em sua mais recente edição, recebeu mais de 20 mil lojistas brasileiros e milhares de compradores internacionais, o que só reforça o caráter exportador desse setor – apenas em 2007, as vendas ao exterior somaram quase 2 bilhões de dólares.

“O mercado calçadista brasileiro é um mercado extremamente importante… Produzindo calçados de alta qualidade, de design e o que nós vemos aí na Francal representa tudo isso. Mais de mil fabricas expondo produtos de qualidade, valores agregados e que atendem o desejo de consumo. Isso acontecendo a gente está contribuindo para a economia de mercado”, afirma Abdala.

E quem passou por lá saiu satisfeito…

“A feira no caso está muito boa, ela está crescendo cada vez mais. E serve pra gente lojista ter parâmetro de visão futura do que está sendo tendência no momento”, diz Claudinei de Freitas, lojista..

“A feira está muito boa, está lançando coisas bonitas… Particularmente eu gostei muito e fiz bons negócios por aqui”, garante o lojista Fabio Zilo.

“Pra gente que compra é ótimo”, garante Gislaine Fernandes, lojista.

Ao final de mais uma Francal, os profissionais do setor se mostram otimistas e projetam que os resultados serão ainda mais expressivos na segunda metade do ano.

“Extremamente positivo atendendo a expectativa de que o segundo semestre será ainda muito melhor do que foi o primeiro”, finaliza Abdala.

Leia mais sobre:

  |