O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

09/04/2008 - MERCADO DE BELEZA: AQUECIDO E INOVADOR

 

Um mercado repleto de novidades, inovação e atrativos. Oferecendo cuidados e bem-estar, o segmento de beleza movimenta anualmente no Brasil cerca de R$ 18 bilhões, e o número de comércios nessa área cresce consideravelmente todos os anos.

“Cada vez mais, o número de salões de beleza no Brasil tem crescido e tem crescido de uma forma, agora, ordenada. A qualificação e o gerenciamento do ponto-de-venda do salão de beleza têm sido os principais motivos desse crescimento do mercado”, afirma Jeferson Santos, diretor-geral da feira Hair Brasil-2008.

Em franca expansão, o setor tem exigências cada vez maiores. A busca por serviços de qualidade tira o espaço de salões irregulares, que não acompanham as tendências do mercado e não respeitam as regras de saúde e segurança.

“Nós não temos espaço no Brasil para o amadorismo. O amadorismo está cada vez mais sumindo no setor da beleza. O consumidor brasileiro cada vez mais está exigindo qualidade e profissionalismo quando vai a um salão de beleza”, garante.

Os negócios de beleza são tão importantes que levaram à criação de uma feira anual destinada a apresentar tendências e trazer atualizações em equipamentos, produtos e serviços. Trata-se da Hair Brasil, que em 2008 atingiu novo recorde de público, atraindo 75 mil pessoas. Uma feira importante para todos os profissionais e empreendedores do setor de beleza.

“A importância dessa feira, como outras, é levar a informação para o cabeleireiro sobre produtos, serviços e tendências. Mas, principalmente, é levar inspiração para esse cabeleireiro”, diz Celso Kamura, cabeleireiro e maquiador.

O sucesso do evento tem explicação. Hoje a mulher está muito mais preocupada em se cuidar, em estar bem consigo mesma: fator que garante o grande aquecimento desse mercado.

“A mulher brasileira se tocou que a aparência dela faz com que ela tenha mais ou menos sucesso. Eu costumo dizer que uma mulher arrumada tem cara de sucesso, então essa mulher está se conscientizando de que ela tem de tratar do cabelo, tratar da pele e andar na última moda para que ela tenha essa cara de sucesso”, afirma.

Um setor que movimenta bilhões, emprega mais de 1 milhão de pessoas e cresce a cada dia. A concorrência é grande e para ter sucesso nessa área, segundo Janine, há um segredo…

“Eu diria que é trabalhar muito, amar o que você faz, estar absolutamente informado e querer se superar e se interessar. Acho que isso é permitido e vale para todos”, aconselha Janine Goossens, do salão Jacques Janine.

Leia mais sobre:

  |