Avaliação por Desempenho e Feedback

Colunista: Alessandro Natalavaliação por desempenho é a identificação e mensuração das ações dos colaboradores durante determinado período e tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhorar o desempenho.

Os resultados obtidos com a Avaliação por desempenho são:

  • Indicador de desempenho de cada profissional;
  • Revelar potenciais internos;
  • Alavancar a Alta Performance;
  • Detectar necessidades de treinamento.

 
A maior dificuldade das empresas em avaliar o desempenho está ligada ao nível de desenvolvimento das lideranças, precisamente no momento de dar o Feedback.
O Feedback é uma técnica e deve ser utilizado para prover informação ao colaborador sobre seu desempenho, conduta ou ação executada. Nesse momento começam as falhas, pois as lideranças têm dificuldades em se basear em fatos, daí em diante entram pontos de vista, afinidades, protecionismo, não contribuindo para o desenvolvimento da pessoa e em consequência do profissional que é o objetivo de fazer a avaliação e dar o feedback.
Por que as lideranças tem dificuldades em dar Feedback? Na maioria das vezes isso ocorre por se preocupar demais com a reação do colaborador e o mal-estar gerado ao fazer uma correção, mas é necessário entender que esse processo é essencial para o desenvolvimento. Ao dar um feedback corretivo que tem como objetivo ajustar um comportamento para que ele não se repita novamente, a primeira ação da pessoa é a rejeição e raiva, uma vez que é difícil admitir um comportamento inadequado e ver que você contribui para os problemas que estão acontecendo. Com o passar do tempo, as pessoas pensam e logo aceitam – todo esse tempo faz parte do processo do feedback.
Pela nossa experiência a melhor maneira de dar o feedback é: comece pelo processo de validação dos pontos positivos, destaque tudo aquilo que ele contribui e que gera resultados para o negócio e que deve ser mantido, logo em seguida corrija os comportamentos inadequados e finalize com o que você espera.
Uma pesquisa realizada pela empresa Missel Capacitação Empresarial mostra que 90% dos gestores brasileiros reconhecem que não sabem dar feedback, e 60% dos colaboradores se sentiriam motivados se recebessem feedback.
Outra realizada pela UNIC Gestão e Negócios Empresariais mostra que 70% dos colaboradores não recebem Feedback com frequência.
Lembrem-se: todos os profissionais precisam ser avaliados e receber feedback para serem produtivos.
 

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

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