30 dicas para aproveitar os 30 dias gratuitos Catho

Autora: Jacqueline Carmo

E aí, por dentro da novidade? Multiplicamos os dias gratuitos do site para a busca por emprego: agora a Catho oferece 30 dias grátis na primeira assinatura! 

Mas calma, que as notícias boas não param por aí…

Listamos 30 dicas para você aproveitar os 30 dias grátis da Catho e ficar pertinho do seu novo emprego

Que o site da Catho é uma rica fonte de vagas de emprego todo mundo já sabe, mas o que nem todos sabem é que essa é uma plataforma que pode ajudar – e muito – os profissionais em vários dos seus momentos de carreira e em diversos assuntos. Vamos conferir?

#1 – Preencha seu currículo

O primeiro passo para começar uma história de sucesso na Catho é se dedicar à elaboração do currículo, afinal, é este documento que permite que você se candidate às oportunidades de trabalho e que seja localizado pelas empresas quando elas fizerem as buscas. Ou seja, não deixe de preencher os campos obrigatórios e tornar o seu currículo o mais completo possível mas, claro, sem se esquecer da objetividade.
Se você preferir, preparamos um artigo que explica o passo a passo do preenchimento do currículo e dá dicas de como torná-lo atrativo.

#2 – Defina o objetivo no currículo

As empresas avaliarão a compatibilidade do seu currículo com as oportunidades que têm em aberto. Isso significa que você precisa adaptar o “cargo de interesse” do seu currículo para competir nas vagas em que suas chances são maiores. Para adaptar este campo de forma assertiva, preencha com “cargo + área”, por exemplo: “assistente (cargo) administrativo (área)”, e selecione até 3 áreas de atuação relacionadas a este mesmo objetivo.
Confira as dicas para preencher o objetivo do currículo neste artigo. 

#3 –  Foque no resumo de qualificações do currículo

Ao receber um currículo, os selecionadores precisam tentar extrair as informações mais relevantes sobre o candidato em poucos segundos numa espécie de triagem, afinal, inúmeros currículos são recebidos a todo momento e, em grande parte das vezes, estão fora do perfil requisitado. Logo, para cativar a atenção do recrutador neste momento, a nossa dica é caprichar no Resumo de Qualificações do Currículo, campo que aparece para as empresas abaixo dos dados pessoais e reúne resumidamente o que há de mais importante sobre o profissional: qual a sua área de atuação, tempo de experiência, formação, principais resultados/conquistas, idiomas e outras qualidades valorizadas.

4# – As experiências são peças-chave

Caso você já tenha experiência profissional, não basta apenas citar o nome da empresa, cargo e período de contribuição. Neste campo as empresas buscam saber com mais detalhes como foi seu desempenho nas atividades anteriores e quais eram suas responsabilidades para descobrir se você dará conta do recado, então, relacione as tarefas que desenvolveu com o cargo que pretende assumir. Também lembre-se de ser objetivo ao inserir as experiências, colocando apenas aquelas que são mais relevantes e recentes – experiências muito antigas podem sugerir que você é um profissional antiquado.

#5 – Cite idiomas no currículo

Além da fluência em um segundo idioma ter a capacidade de elevar o salário de um profissional, essa qualidade também o torna mais competitivo no mercado de trabalho. Ressalte que você possui conhecimento em outro idioma no campo reservado para isso, na carta de apresentação e no resumo de qualificações do currículo.
No entanto, quando nos referimos aos idiomas mais populares como Inglês e Espanhol, o nível de conhecimento básico pode omitido do documento.

#6 – Baixe o APP Catho e ganhe agilidade

Vagas, empresas e oportunidades na palma da sua mão. A Catho tem um novo aplicativo para a busca de emprego que inclui as principais funções do site, como candidaturas, busca de vagas, edição de currículo, conversa com recrutadores e cancelamento da assinatura. Você pode baixar a versão para Android clicando aqui.  

#7 – Crie uma rotina de buscas por vagas

Como a plataforma funciona como uma maneira de intermediar o encontro entre empresas e candidatos, é necessário que os profissionais usem a ferramenta ativamente aplicando-se às vagas que estiverem dentro de seus perfis. Quanto mais oportunidades aproveitadas, mais empresas terão acesso ao seu currículo e poderão convidá-lo para uma entrevista de emprego.

#8 – Candidate-se apenas às vagas compatíveis

Por certo, as empresas buscam candidatos que tenham conhecimentos técnicos e/ou práticos sobre as funções que têm em aberto, no entanto, é comum que recebam currículos não aderentes aos cargos e acabam por eliminá-los com agilidade. Ou seja, as chances de um profissional ser selecionado para um cargo em que não tem afinidade são quase nulas.
Aproveite o período no site para fazer buscas e candidaturas assertivas, onde seu currículo será notado como capaz de desempenhar as atribuições da vaga.

#9 – Questionários de pré-seleção

Em diversos momentos você vai se deparar com vagas que apresentam um questionário que antecede a candidatura. E, atenção: os questionários são eliminatórios! Responda com sinceridade e elabore respostas personalizadas – copiar o que está escrito no currículo irá causar uma péssima impressão sobre você.

#10 – Configure o Aviso de Vagas

Para garantir que todas as vagas que surgirem dentro do seu perfil possam ser analisadas e aproveitadas por você, configure o Aviso de Vagas, uma ferramenta que te notifica por e-mail sobre novas vagas de acordo com os critérios que escolher, sendo eles:
– palavra-chave, cargo, área de interesse, habilidade
– região
– pretensão salarial
– ramo, porte e nacionalidade da empresa
– dias da semana que deseja receber os avisos
É possível configurar até 10 Avisos de Vagas diferentes. Acesse aqui para configurar seu Aviso de Vagas

#11- Elabore uma carta de apresentação

Ao se candidatar a uma vaga pela Catho, é possível fazer o envio da Carta de Apresentação para o selecionador. Este importante documento é considerado pelo mercado um diferencial de engajamento com a oportunidade de trabalho, além de antecipar informações e qualidades relevantes do profissional no processo seletivo por conter fatos sobre sua carreira profissional, vida acadêmica, especialidades, idiomas e realizações.
Saiba como elaborar sua carta de apresentação de forma atrativa acessando este artigo.

#12 – Foto no cadastro

Não há uma regra que determine a necessidade de incluir ou não uma foto no cadastro ou no currículo. Existem recomendações maiores a respeito da inclusão de foto para profissionais que tendem a trabalhar com a imagem pessoal, como promotores de eventos, por exemplo. A dica para quem quer cadastrar a foto é escolher uma imagem sóbria e discreta, que transmita seriedade e carisma. Evite impreterivelmente fotos em ambientes de festas ou extremamente sociais, com mais pessoas ou bichos e em que você apareça com roupas muito descontraídas ou reveladoras.

#13 – Recomendações

E se você pudesse dar um UP no seu currículo incluindo depoimentos positivos sobre você vindos de antigos colegas, chefes ou parceiros de empresa? Na Catho é possível! Solicite recomendações sobre seu trabalho a quem você desejar e inclua as boas avaliações no currículo para ajudar os recrutadores a decidires por você. Para isso, em sua Área do Candidato, clique em “Meus currículos” e depois em “Recomendações”.

#14 – Atualize seu currículo com frequência

Muitas empresas preferem buscar pelos candidatos cadastrados na Catho fazendo buscas ativas ao invés de aguardar que eles se apliquem às suas vagas. E para se destacar nessas buscas, além da necessidade de ter um currículo atrativo, também pode ser vantajoso mantê-lo sempre atualizado, afinal, um dos recursos de filtragem que as empresas podem utilizar é ordenar a lista de candidato por aqueles que atualizaram o CV mais recentemente, pois assim as chances do candidato estar mais engajado com a procura por recolocação são maiores.

#15 – Fique mais competitivo com o Portal Carreira & Sucesso

A internet é um vasto campo de informações, mas cada vez se torna mais difícil encontrar conteúdos com qualidade e fundamentados em estudos e análises de especialistas. E o mesmo ocorre quando o assunto é orientações para recolocação profissional e mercado de trabalho. Por isso, a Catho tem um portal de conteúdo para apoiar quem de fato quer informações assertivas para ficar mais perto de uma conquista profissionais. São mais de 9 mil conteúdos em textos e vídeos sobre elaboração de currículo, entrevista de emprego, notícias, desenvolvimento de carreira, comportamento, qualificação e muito mais. Prepare-se com o Carreira & Sucesso acessando aqui. 

#16 – Confira as avaliações dos empregadores no Por Dentro das Empresas

Pensa em trabalhar em determinada empresa ou foi convidado para um processo seletivo? Descubra com antecedência, através das avaliações de funcionários e ex-funcionários, tudo o que precisa saber sobre a instituição: depoimentos, pontos positivos e negativos, qualidade dos benefícios, qualidade de vida, nível de estresse, nível de recomendação e muito mais. Confira as avaliações das empresas acessando aqui.

#17 – Candidate-se às vagas pelo Por Dentro das Empresas

Ficou convencido de que vale a pena se candidatar às oportunidades de determinada empresa? Além das avaliações sobre esses empregadores, o Por Dentro das Empresas indica quais são as vagas anunciadas publicamente por elas e permite que você faça o envio do currículo pela mesma página. Assim, fica mais fácil de encontrar um emprego na empresa que tem tudo a ver com você.

#18 –  Confira cargos, salários e trilhas de carreira no Guia de Profissões e Salários

São várias as vantagens de usar o Guia de Profissões e Salários da Catho. Com ele, é possível conseguir informações para escolher uma profissão, decidir qual pretensão salarial colocar no currículo, saber quais os passos dados  por outros profissionais para alcançar determinados cargos, salários praticados em cada região e tantos outros dados para apoiar a sua carreira. Acesse o Guia de Profissões e Salários em sua Área do Candidato ou clicando aqui.

#19 – Candidate-se pelo Guia de Profissões e Salários

Após entender as ofertas salariais, trilhas, profissões e tendências, os candidatos que acessam o Guia de Profissões e Salários podem verificar a oferta de vagas para cada um dos cargos pesquisados e se candidatar às oportunidades sem precisar sair da ferramenta.

#20 – Busca de vagas por palavra-chave

Existem diversas formas diferentes de localizar as vagas do site. E uma das mais utilizadas é a busca por palavra-chave. Essa possibilidade permite que, na barra de busca da Área do Candidato, você digite um termo relacionado à vaga que procura, podendo ser um cargo, uma habilidade profissional que você desempenhe, uma área profissional ou outras informações, e que defina os filtros desejados para uma pesquisa mais assertiva. Para fazer uma busca por palavra-chave, clique aqui.

#21 – Use a inteligência artificial da busca de vagas

Além da busca por palavra-chave trazer resultados aderentes à sua pesquisa, a tecnologia com Inteligência Artificial da Catho apresentará com prioridade os resultados mais compatíveis com seu perfil profissional, afinal, são nessas vagas que suas chances serão maiores. Aproveite para se candidatar!

#22 – Busca de vagas nas maiores empresas

Milhares e milhares de empresas contratam pela Catho. E é claro que as maiores e melhores empresas do país não ficariam de fora. Para localizar as oportunidades anunciadas por essas organizações você pode clicar em “+ opções”, na barra de busca de vagas da Área do Candidato, e em seguida clicar em “1000 Maiores Empresas”. Ou, se preferir, no final da tela da Área do Candidato clique em “Melhores e Maiores Empresas do Brasil”. Ambos os cliques irão te levar a uma página com os nomes das maiores empresas com suas respectivas quantidades de vagas classificadas por nível hierárquico e região. Para se candidatar, basta clicar sobre o número de vagas da empresa preferida por você. Faça agora um teste de busca pelas maiores empresas. 

#23 – Busca por Área e Cargo

Na barra de busca ou no rodapé da Área do Candidato, você pode escolher fazer suas buscas por vagas agrupando por Área Profissional. Isso significa que, caso você se enquadre em diversos cargos dentro de uma mesma área, pode economizar tempo nas pesquisas encontrando todos as vagas de todos os cargos com um clique único. Pesquise agora por aqui.

#24 – Deixe suas buscas salvas e economize tempo

Sabemos que a pressa é aliada dos profissionais em busca de emprego. Então, para agilizar o processo de busca de vagas no site, é possível salvar as buscas que você sempre faz, eliminando assim a necessidade de configurar todas as vezes os filtros das suas pesquisa. Quer saber como fazer isso? Ao realizar uma pesquisa, clique em Busca salvas, representada pelo “ícone de disquete” na barra de pesquisa.

#25 – Bloqueie empresas dos seus envios de currículo

No campo “Meus currículos” e, em seguida, “Bloquear envios de currículo” é possível cadastrar até 3 empresas para que não recebam o seu currículo. A vantagem? Mais privacidade para buscar trabalho sem que empregadores e/ou ex-empregadores tomem conhecimento da sua movimentação.

#26 – Atente-se aos meios de contato de recrutadores

Os contatos para convites de entrevistas ocorrerão diretamente por parte das empresas que se interessarem pelo seu trabalho. Então, para não perder nenhuma oportunidade ou chamada, redobre a atenção aos meios de contato cadastrados no site, que são seus telefones e e-mail, além da caixa de mensagens da Área do Candidato, onde muitas empresas deixam seus recados.

#27 – Se não tiver o retorno esperado, faça adequações no CV

Se a quantidade de contatos recebidos for inferior ao esperado, a recomendação é que avalie o seu currículo criticamente para encontrar possíveis erros ou pontos de melhorias. Certifique-se de que o documento não apresenta erros de português, se não está muito extenso, muito resumido e se passa as informações mais importantes sobre sua profissão. Se possível, solicite que um amigo dê suas percepções sobre seu CV de forma sincera e construtiva.

#28 – Consulte o relatório de envio de currículo

Para revisitar as candidaturas realizadas com a sua assinatura, acesse “Meus currículos” e depois “Relatório de envio de currículos”. Lá será possível conferir quais processos permanecem ativos, quais foram finalizados e consultar respostas dadas nos questionários de pré-seleção.

#29 – Siga a Catho nas redes sociais

Existe um constante compromisso do time Catho em aproximar as pessoas dos seus futuros empregos. E as redes sociais são mais um canal com esse objetivo: participe de lives, leia dicas e fique por dentro das novidades para elevar seu preparo para enfrentar o mercado de trabalho e suas chances de ser contratado.
Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram | Youtube

 

#30 – Mantenha o otimismo

Essa, possivelmente, é a dica mais difícil de seguir neste texto. Afinal, ainda não há um clique que “ative o otimismo” em cada um de nós. Mas o nosso principal desejo é que você não cesse a busca pelo sua realização profissional. Note todas as ferramentas e vantagens que estão ao seu alcance como parte de um trampolim para o seu sucesso pois, todas elas juntas, unidas ao seu propósito de fazer a diferença por si mesmo, podem construir o futuro da sua carreira.

5 dicas para seu home office ser mais produtivo

10 dicas para estudar para o ENEM: ainda dá tempo!

8 tipos de chefe ou porque você deveria mudar de…