Saiba o que atrapalha a produtividade no trabalho

Saiba o que atrapalha a produtividade no trabalho

Tem momentos em que você acha que não está produzindo no trabalho?

Veja agora mais sobre o que pode atrapalhar essa produtividade e crescimento profissional. Descubra os possíveis motivos dos quais você não consegue cumprir todos os seus projetos de demandas diárias. Vamos conferir?

Produtividade no trabalho

São muitas as reclamações sobre o ambiente de trabalho. Na visão de quem atua com gestão de pessoas, o principal fator são as relações corporativas.

A falta de produtividade afeta diretamente o desempenho profissional e os resultados alcançados, logo, o bem estar físico e emocional durante o horário de expediente são condições muito importantes.

Independentemente do cargo que você exerça, provavelmente já presenciou situações desagradáveis enquanto desempenhava suas funções. No entanto, é preciso ter um preparo psicológico para saber lidar adequadamente com as adversidades que surgirão no trabalho ou, às vezes, até fora dele.

O que atrapalha a produtividade?

Ao analisar os dados globais, é possível destacar quatro fatores que irritam os profissionais. São eles:

  1. pessoas que não se responsabilizam por suas atitudes e decisões,
  2. pessoas que reclamam em excesso,
  3. reuniões muito longas ou tardias
  4. e profissionais que não respondem os e-mails.

Segundo o consultor e palestrante Flávio Souza, é necessário que o profissional que se sente prejudicado desenvolva um comportamento assertivo, onde aprenda a defender seu espaço e se posicionar de maneira clara e transparente para resolver as questões difíceis.

Motivos que atrapalham a produtividade profissional pelo mundo

Entre os países, nota-se que as situações que mais irritam os profissionais e que acabam com a produtividade são diferentes. Nos Estados Unidos, as pessoas detestam constatar que alguém pegou a sua comida na geladeira da empresa.

Já na Alemanha, os profissionais ficam muito incomodados com a sujeira encontrada em eletrodomésticos de uso coletivo no escritório, como aparelho de micro-ondas e refrigerador.

Na Índia, os trabalhadores odeiam ouvir os constantes toques de telefones celulares dos colegas, enquanto os japoneses são os que mais detestem ser motivo de piada dentro da empresa.

Aqui no Brasil, o campeão de queixas sobre o que atrapalha o desempenho e estressa os profissionais é a infraestrutura – mais especificamente a falta dela – do local de trabalho.

“A comunicação interna junto ao olhar atento do RH da empresa devem detectar essas lacunas, e isso é crucial para todos: ajuda o profissional a sentir-se a vontade para relatar alguma dificuldade e solucionar esses estresses que nada deveriam ter a ver com o ambiente de trabalho, e gera uma produção muito mais qualitativa para a empresa”, afirma a analista de comunicação e marketing, Ludmilla Fernandes.

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Infraestrutura que abala a produtividade

Confira a lista com os problemas na infraestrutura que são vistos como vilões do dia-a-dia de quem busca produtividade:

1. Computadores lentos

Mesmo com tanta tecnologia, quem precisa utilizar programas gráficos, planilhas mais elaboradas, vários aplicativos abertos ao mesmo tempo ou até mesmo apenas a internet, reclama que a lentidão nos computadores da empresa atrapalha a produção e faz o colaborador se sentir prejudicado.

2. Falta de comunicação

As empresas que não têm a rotina de comunicar alterações nos cargos com maior visibilidade como diretores e gerentes, anunciar novidades, parcerias e informações que deixem os colaboradores cientes sobre a cultura atual da organização, fazem seus profissionais se sentirem abandonados e com um sentimento de não importância em relação à tomada de decisões sobre os negócios.

“A comunicação transparente entre empresa e colaborador faz as pessoas cuidar com prazer dos seus processos, sistemas, controles e tudo que envolva suas tarefas”, relata Ricardo Jordão Magalhães.

3. Ambiente gelado

Parece até frescura, mas a variação repentina e brusca de temperatura é tão problemática que a maioria afirma já terem sido infectados por gripes, tosses e alergias mais sérias por conta desse fator.

Além disso, a preferência de alguns pode gerar conflitos quando se reunem em um ambiente, por exemplo.

4. Atitudes dos colegas

Também foram avaliadas as reclamações em relação ao comportamento dos colegas de trabalho. O profissional que se sente muito incomodado com os comportamentos alheios e não sabe como lidar com isso internamente e no relacionamento com o colega, com certeza terá o seu desempenho afetado.

Veja os principais comportamentos que podem atrapalhar a produtividade profissional:

  1. Fofocas e conversas paralelas nas reuniões
  2. Uso de roupas inadequadas
  3. Colegas mal-humorados
  4. Falar alto ao telefone assuntos pessoais
  5. O mau uso dos e-mails

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E aí, se identificou com os motivos que podem de atrapalhar quanto a produtividade no trabalho? Então, aproveite e compartilhe o link desse texto lá nas suas redes sociais.

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