Ser criativo é unir pessoas!

O Dia da Criatividade é comemorado hoje. Não se sabe ao certo a origem da data, mas, para celebrarmos, conversamos com a  Webcitizen, uma empresa inovadora que visa engajar os cidadãos para melhorias do cotidiano.

Um dos projetos que a companhia desenvolve é o site de engajamento cívico Votenaweb, uma ideia que surgiu da vontade de contribuir com a democracia no Brasil. “Para despertar o interesse dos brasileiros para a política precisamos exercer a criatividade todos os dias, afinal, precisamos encontrar formas mais atrativas de falar sobre um assunto complexo, distante das pessoas”, explica Daniele Amaral, coordenadora da Webcitizen.

O objetivo do site é aumentar a politização da sociedade, oferecer uma maneira fácil de acompanhar, votar e debater sobre o trabalho dos políticos, e criar um ambiente favorável ao diálogo entre parlamentares e cidadãos. Segundo Daniele, o início não foi fácil: “As pessoas diziam que éramos loucos em propor algo assim no Brasil, pois, para eles, os brasileiros não gostavam e não debatiam política. Persistimos na ideia, colocamos no ar e hoje nos surpreendemos com os resultados e com as interações dos brasileiros”.

A criatividade está diretamente ligada à inovação da Webcitizen, ou seja, em construir novos caminhos e formatos, que aproximem os cidadãos, com o governo ou instituições. “Criatividade para nós é exercer um pensamento aberto, inventivo e sustentável, entendendo o comportamento das pessoas e propondo novas formas de relacionamento e entendimento do mundo”, afirma a coordenadora.

Outros projetos

A criatividade não está presente somente em aparelhos eletrônicos e afins. Propostas de conteúdo que expliquem ao certo uma lei e uma proposta dos parlamentares é o desafio maior do Votenaweb.

Além do site, a Webcitizen patrocinou o TEDx pela primeira vez no Brasil. “A ideia de trazer o evento para o Brasil surgiu de uma vontade de reunir pessoas com histórias de vidas incríveis e assim, inspirar outras pessoas, valorizar boas ideias, estimular o desenvolvimento de projetos inovadores. A realização do TEDx São Paulo (que foi considerado um dos quatro melhores TEDx no mundo) e do TEDx Amazônia, (que foi o primeiro evento realizado em dois dias, em um auditório flutuante no meio da floresta) abriu portas para outras pessoas realizarem projetos incríveis. Para nós foi extremamente significativo trazer pela primeira vez ao Brasil um formato de evento criativo, inovador e inspirador”, afirma Daniele Amaral.

Para ela, o Dia da Criatividade é uma excelente data para iniciar um novo projeto, experimentar novos formatos e deixar de lado o medo de errar. “A criatividade pode ser o caminho para encontrar soluções para problemas que às vezes não queremos encarar”, finaliza.

Paternidade ativa e carreira

De empreendedor a empregado novamente: como voltar a buscar emprego

Mantendo a motivação, produtividade e bem-estar durante a crise do…