Mercado de trabalho em 2016 #SemanaDoEmprego

O cenário pode até não estar tão animador, mas 2016 pode esconder boas oportunidades para os profissionais. A crise continua? Haverá aumento ou queda no número de vagas? Vai ficar mais fácil ou difícil conseguir uma oportunidade neste ano? O economista e professor Hélio Zylberstajn, da FIPE, fez algumas análises.

Em 2016 os desafios para o trabalhador brasileiro prometem ser maiores, por isso o ideal é que o profissional esteja preparado para o desenrolar dos acontecimentos que marcam o atual momento econômico e suas consequências no mercado de trabalho brasileiro.

Pensando nisso, a palestra de estreia da 2ª edição da Semana do Emprego da Catho abordou um tema bastante importante e que está no centro das atenções dos profissionais: o mercado de trabalho e cenário econômico em 2016. O convidado da vez foi o economista, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP) e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (FIPE-USP), Hélio Zylberstajn, que foi categórico: o mercado de trabalho está mudando.

Em 2015, o Brasil enfrentou uma de suas piores crises, com demissões, volta da inflação e diminuição da renda média dos trabalhadores. Por isso, pelos próximos anos o Brasil deve sofrer pelas repercussões dos problemas vivenciados no ano passado. Entretanto, alguns setores que estão se expandindo, onde a crise sequer deu as caras, como a saúde, a educação e as atividades de exportação.

“Quando as coisas estão difíceis, podemos tomar duas atitudes: desanimar ou perseverar e buscar, mesmo estando difícil. Aí, eu recomendaria intensificar a busca, pois se está difícil, eu preciso buscar mais. Vai demorar mais para eu encontrar uma oportunidade, mas há vagas me esperando (…). Há vagas esperando pelo trabalhador, mas elas estão escondidas. É preciso saber procurar”, afirmou.

Acompanhe abaixo a apresentação de Hélio Zylberstajn e veja quais áreas estão tirando proveito da crise para crescer e esteja pronto para fazer mais pela sua carreira.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Hc2-Y5r5L9U[/youtube]

No mercado de trabalho, quem senta no Trono de Ferro?

Comportamento passivo no trabalho: até quando?

Prepare-se para a entrevista de emprego se quiser ser contratado