O efeito porco-espinho

O efeito porco-espinhoComo construir equipes de sucesso? Esta é uma das perguntas respondidas no livro “O efeito porco-espinho”, escrito pelo professor Manfred F.R. Kets de Vries. Aliando estudos de economia, administração e psicanálise, o autor demonstra que os treinamentos de liderança em grupo são ótimos espaços experimentais para as pessoas aprenderem a funcionar como equipes de máximo desempenho.

Atualmente, é impossível conceber empresas em que os profissionais não precisem de colaboração mútua no desenvolvimento de projetos, por exemplo. Falhas como estas acarretam perda de dinheiro e um ambiente de trabalho desmotivador.

Manfred traz para dentro da realidade corporativa, uma análise sobre a proximidade social desenvolvida pelo filósofo Arthur Schopenhauer, como dilema do porco-espinho – inspiração para o título do livro. Durante o inverno, esses animais de amontoam para garantir calor corporal, mas são feridos pelos próprios espinhos. Em contrapartida, quando se separam, logo sentem frio. O interessante é que, após muitas tentativas, eles conseguem encontrar a distância ideal para se manterem aquecidos com conforto.

Confira “O efeito porco-espinho”, e veja o que leva à solução dos problemas de relacionamento em grupo e à construção de times de máximo desempenho.

Ficha Técnica:

Livro: O efeito porco-espinho
Autor: Manfred F.R. Kets de Vries
Páginas: 356
Preço: R$58
Editora: DVS Editora

Currículo Perfeito? Dicas em áudio para você!

Novo semestre: dicas para conseguir um estágio

Paternidade ativa e carreira