Onde criar e divulgar um portfólio online

Quem trabalha com publicidade, artes gráficas, ilustração, fotografia, vídeo ou texto e já tem alguns anos de experiência no mercado deve se lembrar de como eram organizados os portfólios antigamente. Tudo era impresso e guardado em uma grande pasta, que precisava ser carregada para cima e para baixo quando o profissional partia em busca de um novo trabalho. Mas com a tecnologia à disposição, reunir tudo em um só lugar ficou mais fácil.

Poucos profissionais mantêm um portfólio físico hoje em dia. Os mais antenados já se renderam às praticidades da internet e migraram seus portfólios para a web. A tendência ganha cada vez mais adeptos, que buscam as facilidades de criação, atualização e envio do seu histórico profissional para eventuais recrutadores.

Com suporte para arquivos de vários formatos, links para sites e/ou blogs, competências e biografia profissional, o portfólio virtual é um diferencial na hora da entrevista. Além disso, por meio de uma rápida pesquisa na web, o profissional pode ser encontrado pelas empresas que estão em busca de um perfil parecido com o seu.

Como montar um portfólio online?

Na internet há uma infinidade de ferramentas disponíveis para quem quer divulgar seus projetos e trabalhos na rede. Entretanto, seja qual for a plataforma escolhida, as informações arquivadas precisam ser apresentadas de maneira bonita e organizada, para causar boa impressão e, ao mesmo tempo, destacar o seu trabalho. O portfólio também precisa ter um toque profissional, mesmo para quem atua em áreas mais despojadas. Apresentações “fora da caixa” são permitidas, desde que tomados alguns cuidados.

Outra boa dica é deixar os dados de contato bem visíveis. Quem preferir pode recorrer a um menu para os links importantes. Outra sugestão é inserir um minicurrículo, com informações breves sobre suas experiências e habilidades. E o mais importante: se for usar imagens, faça uma seleção criteriosa e confira se estão com boa resolução.

Confira a seguir quatro sites gratuitos que oferecem a criação de portfólio online e inspire-se para começar o seu!

MeuPortifa

Fundado em 2014, o MeuPortifa se consolidou como a única ferramenta online brasileira desenvolvida exclusivamente para comunicadores que trabalham com produção de conteúdo: jornalistas, redatores publicitários, assessores de imprensa, profissionais de marketing e social media. Além das funcionalidades padrões oferecidas de forma intuitiva e simples, a ferramenta ainda sinaliza a disponibilidade de empregos, freelas e estágios para os profissionais.

Behance

Conhecido como o LinkedIn para os profissionais criativos, o Behance é umas das maiores plataformas de exposição de portfólios. A ferramenta permite a publicação de textos, imagens, áudio e vídeos, sem impor nenhum limite para fotos, uploads ou customização. Ela também funciona como rede social, permitindo aos usuários seguirem seus profissionais, escritórios e agências preferidos, comentando trabalhos e criando coleções com o que acharem de mais interessante.

Flickr

O Flickr é perfeito para quem não se preocupa muito com o layout, mas quer divulgar seus trabalhos que envolvam imagens (como fotografia, peças publicitárias, logos e ilustrações, por exemplo). Afinal, as páginas dos usuários são padronizadas, permitindo apenas a adição de uma imagem de capa e de um perfil com as informações do usuário. O site também é uma rede social, com recursos para adicionar amigos, grupos, marcações e grupos de discussão.

DeviantArt

Considerada a maior comunidade mundial de arte online, com trabalhos que vão de fotografia, arte digital e desenhos tradicionais a mangá e fan art, o site é um serviço bastante conhecido e útil para quem quer divulgar o seu trabalho, está em busca inspiração ou deseja comprar boas obras de arte. Segundo os fundadores, ele conta com mais de 35 milhões de usuários registrados e chega a atrair mais de 65 milhões de visitantes únicos por mês.

Currículo Perfeito? Dicas em áudio para você!

Novo semestre: dicas para conseguir um estágio

Paternidade ativa e carreira