O protagonismo da mulher em tecnologia

Pensar em mulher trilhando carreira na área de tecnologia era algo impossível até pouco tempo atrás, já que essa era uma “carreira masculina”. 

A mulher em tecnologia ainda é a minoria, mas vem conquistando, a cada dia, mais espaços e fazendo acontecer. É sobre esse ponto que quero trazer uma reflexão para você mulher, seja de tecnologia ou de outra área: assumir seu protagonismo e fazer acontecer, sendo responsável pelo próprio destino.

Pensar em mulher na tecnologia era algo impossível, pois era visto como carreira de homem. Mas, felizmente, o cenário vem mudando e vale a pena ilustrar essa realidade.

Para representar essas mulheres eu vou falar de Inaray, mulher guerreira, que sofreu o preconceito com os homens de dentro de casa. Costurava com a mãe, em uma pequena oficina em casa. A expectativa de todos era que ela seguisse o caminho da mãe. Seu pai quase lhe bateu quando soube que a sua escolha foi pela carreira de TI, trabalho de homem e de filho de rico, como ele dizia. 

Ela não baixou a cabeça em função dos preconceitos nem desistiu de seu sonho, mas seguiu em frente, mesmo com tantas forças contrárias. Ela foi e é protagonista!

Inaray, foi uma aluna que tive em MBA de Arquitetura e Gestão de Infraestrutura de TI, na FIAP, quando estudou comigo na disciplina “Coaching & Carreira”. Ela é dessas profissionais que não se contentam com o básico. Ela foi além. Passou pelo processo de coaching comigo e deu uma guinada na carreira, se posicionado pelo caminho da gestão, em um grande banco. Na vida pessoal cuida com maestria dos dois lindos filhos. Além disso, atua em uma ONG, apoiando profissionais na inserção no mercado de trabalho. Levanta a bandeira por “mais mulheres na tecnologia”. É guerreira, determinada e humana! Além de fazer acontecer, ela inspira muita gente.

Inaray representa minhas alunas de TI e clientes de coaching. Ela representa as profissionais de TI. Representa todas as mulheres que sonham e buscam realizar. Parabéns a você, mulher aqui representada pela Iná. 

Eu imagino que você já tenha realizado muitos sonhos. E para conquistar mais espaços, continue sonhando e, especialmente, realizando. Você pode inspirar muitas outras mulheres.

Assuma o protagonismo e faça acontecer. Resgate a mulher guerreira que existe em você. Ela é linda, sensível e forte. Ela merece ser feliz!

Estamos juntas. Vem comigo!

Abraços afetuosos,

Susanne Andrade

_
Susanne Andrade é Escritora, Palestrante e Coach especialista em profissionais de TI. Sócia-diretora da A & B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que desenvolveu o “Modelo Ágil Comportamental”. Leciona disciplinas sobre Coaching & Carreira em diversos MBAs da FIAP. Facilita grupo de estudo na ABRH-SP sobre “Como Humanizar a Liderança no Mundo Ágil”. É voluntária no Grathi. Responsável pelo “Canal Humaniza-TI” do youtube. É autora do best-seller “O Segredo do Sucesso é Ser Humano” e do livro digital “A Magia da Simplicidade”, disponível aqui e do e-book “Liderança Ágil”, disponível  aqui.  Contato: susanne@andradebarros.com.br

 

 

O que faz uma copeira de cozinha?

Paternidade ativa e carreira

Como se tornar um assistente social