O que é Assertividade Profissional?

Assertividade é, frequentemente, relacionada a acerto; e por isso gera tanta confusão com o conceito. Ser uma pessoas assertiva traz benefícios até o cenário profissional.

Assertividade Profissional

A assertividade profissional é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas. Não está ligada ao que é certo ou errado; está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições.

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas.

Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.

Quem assume suas posições com agressividade não é assertivo; é agressivo. A assertividade é uma postura decidida, mas não agressiva. Use palavras suaves e argumentos fortes.

Pessoas assertivas

Podemos considerar pessoas assertivas aquelas que vão direto ao ponto, mas com tato. Elas resistem às tentativas de manipulação, e se posicionam de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritárias ou prejudicar relacionamentos.

Além disso, a assertividade profissional transmite da fala de um profissional o tom de confiança, mas sem ser rudes. Essas pessoas utilizam da sua força moral, da qualidade de seus argumentos e de sua capacidade de síntese para ir direto ao ponto sem rispidez.

Assertividade, autenticidade e transparência caminham juntas, mas devem sempre ser orientadas por um profundo respeito às outras pessoas.

Como ter assertividade profissional?

Para ser mais assertivo é fundamental treinar a autoconfiança e segurança. E para isso você pode:

  • Elevar a autoestima
  • Desenvolver a autoconfiança
  • Praticar a empatia
  • Tentar ser mais objetivo com as palavras

Pessoas assertivas demonstram credibilidade e são percebidas como altamente significativas em função da sua autenticidade, objetividade e habilidade de argumentação. Assertividade é uma virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança.

Dia da Chefe: salários desiguais em cargos de liderança

Como o Autoconhecimento colabora no desenvolvimento das suas soft skills

Como fazer um currículo de Analista de Departamento Pessoal?