O que um analista financeiro precisa saber?

Analista Financeiro

Saiba os tipos de conhecimentos e habilidades esperadas deste profissional!

O analista financeiro é um profissional essencial no departamento financeiro de empresas de médio e grande porte, presentes em inúmeros segmentos. Ele é o responsável pelos processos financeiros e um agente importante para a manutenção do negócio. Além disso, com seu olhar analítico e calculista, contribui para as metas de redução dos custos e consequente aumento do retorno.

Para se tornar um analista financeiro, existem alguns requisitos relacionados à formação e experiência. Dos quais você pode conhecer mais afundo no nosso artigo “como se tornar um analista financeiro.

Mas agora vamos partir para a resposta da pergunta: o que um analista financeiro precisa saber?

Visto que as atividades típicas dessa profissão possuem um alto grau de responsabilidade financeira, para assumir o cargo é preciso saber:

  • Tópicos das área de conhecimento de: gestão financeira, administração e economia. Tais como: tributos, contas a pagar e receber, controle de custos, noções de contabilidade, etc.
  • Como funciona algumas atividades de rotina presentes na área financeira
  • Habilidades básicas com informática para saber manusear ferramentas digitais da área
  • Habilidades com cálculos matemáticos
  • Analisar dados

Por conta destes requisitos, as exigências são: curso superior e experiência na área financeira. Estes itens serão importantes para comprovar ao recrutador que de fato o candidato sabe tudo o que é preciso para ocupar este cargo.

Veja um pouco mais afundo:

Ferramentas digitais da área: O Excel é o básico das ferramentas que um analista financeiro precisa ter domínio, preferencialmente em nível avançado. Além dele, cada empresa possui suas ferramentas adotadas para a otimização dos processos financeiros, como por exemplo: softwares para a emissão de notas fiscais ou para gestão de contas a pagar e receber. 

Para saber manusear o Excel, cursos online já são o suficiente para fornecer os conhecimentos necessários. A Catho Educação possui um curso de Excel com carga horária de 80 horas, que ensina desde a introdução ao sistema até fórmulas avançadas e minigráficos. Saiba mais sobre este curso.

Conhecimentos financeiros: É indispensável que o analista financeiro tenha noções de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, investimentos, impostos, balanços, demonstrativos de resultados e demais tópicos da área. 

Este conhecimento é exigido e comprovado pelo candidato através do diploma de curso superior reconhecido pelo MEC. As vagas de analista financeiro exigem que o curso seja de áreas como: gestão financeira, contabilidade, administração ou áreas correlatas.

Tem vontade de começar um curso superior e precisa de descontos? Saiba que a Catho Educação oferece bolsas de desconto de até 80% que podem te ajudar com a formação necessária para se tornar um analista financeiro!

Fazer cursos de temas específicos da área financeira também podem ser grandes aliados para turbinar o currículo e demonstrar conhecimentos extras e específicos da área, como por exemplo:

Rotinas da área financeira: Para saber mais deste item o único jeito é desenvolver uma experiência na área financeira. Isto pode ser feito buscando por vagas da área em cargos inferiores ao de analista financeiro e de nível médio, tais como: 

Lembre-se: a experiência prévia com rotinas financeiras é uma das exigências da profissão! 

O analista financeiro precisa saber sobre as atividades de rotina da área e esta experiência é o que irá comprovar este conhecimento prático.

Como obter o certificado de analista financeiro?

Está se perguntando se é preciso alguma certificação de habilitação para assumir o cargo de analista financeiro? Saiba desde já que a resposta é NÃO. Mas esta resposta é válida apenas para vagas de analistas que irão atuar no departamento financeiro de empresas que NÃO prestam serviços financeiros regulamentados pela CVM (comissão de valores mobiliários).

A maioria das vagas de analista financeiro são de empresas de outros segmentos, que não possuem relação alguma com o mercado financeiro e que portanto, não exigem certificação de seus analistas.

Empresas que atuam prestando serviços financeiros precisam de analistas especializados em determinadas áreas do mercado financeiro e com certificações. Portanto, se você deseja ser um analista em empresas do ramo financeiro, como bancos, corretoras ou empresas de crédito, é preciso verificar as certificações exigidas para a atuação.

Por exemplo: analista de valores mobiliários e analista de investimentos. Estes são analistas financeiros presentes em corretoras de valores e bancos, dos quais devem possuir suas certificações de aptidão.

Existem diversas certificações para analistas que irão atuar no mercado financeiro, tudo depende do tipo de atividade financeira que irá desempenhar. Algumas certificações como CNPI, CFA, CPA’s e CEIS são certificações que regulamentam a profissão.

Havendo vários tipos de certificados para analistas financeiros que pretendem atuar no mercado financeiro, se você deseja obter o seu, certifique-se do certificado exigido para a profissão específica que deseja e a área de atuação, por exemplo:

Banco : para ser analista financeiro no banco, as CPAs são certificações recomendadas. Para obter o seu certificado e atuar como analista financeiro no banco, verifique qual CPA é a ideal para seu objetivo.

Corretoras de Valores: para assumir cargos como analista de valores mobiliários, analista fundamentalista ou analista técnico, a certificação CNPI é exigida.

Depois de descobrir qual o tipo de certificação necessária para o cargo que deseja, busque saber mais sobre o órgão ou instituição emissor e quais são os procedimentos para a obtenção da certificação.

FAQ:

O que faz um analista financeiro junior?

As atividades de um analista financeiro junior variam de acordo com a vaga. Em geral, faz análises e planejamentos da utilização dos recursos financeiros da empresa, auxilia com atividades de contas a pagar e receber, com investimentos ou análise e manutenção de indicadores financeiros.

Quanto ganha um analista financeiro?

De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, um analista financeiro ganha em média R$2.573,73.

Qual o papel do analista financeiro?

O papel do analista financeiro é assegurar a saúde financeira e desempenhar atividades de rotina do departamento financeiro, que são necessárias para a manutenção do negócio, tais como: pagamentos e recebimento de contas, emissão de notas fiscais, controle de custos, análises de dados e indicadores, etc. 

Para ser analista financeiro precisa ser formado?

Sim! Para ser analista financeiro atualmente, a maioria das vagas exigem curso superior. 

Como obter a licença de analista financeiro?

Para obter as certificações e licenças para analista financeiro, é preciso saber que ambas variam de acordo com o tipo de estabelecimento atuante no mercado financeiro que o mesmo pretende trabalhar. Como por exemplo: para trabalhar em bancos, as CPAs são certificações exigidas, enquanto que para corretoras a CNPI é o ideal.

As principais características do profissional de Administração

Estudando de casa: plataformas de estudo

Invenções de pessoas negras que ajudam no seu trabalho