O que uma copeira hospitalar precisa saber?

Entenda mais sobre o mercado de trabalho da profissão

Empresas de diversos segmentos necessitam dos serviços de copa para a execução de suas atividades. Levando em conta esta necessidade, quando o assunto é a contratação de copeiras, os hospitais são empregadores em potencial.

E por conta das boas oportunidades de trabalho que hospitais oferecem para copeiras, muitos profissionais que já atuam com serviços de copa questionam-se sobre o que uma copeira hospitalar precisa saber.

Para compreender isso, é interessante entender um pouco sobre o papel que uma copeira hospitalar tem num hospital. Vamos lá: nutricionistas que trabalham em hospitais desenvolvem constantemente dietas que se adequam à situação de cada paciente internado, e é aí que as copeiras entram. Elas têm o dever de garantir que o paciente se alimente de modo a seguir estas prescrições nutricionais, prezando pela segurança alimentar e oferecendo um bom atendimento ao paciente.

Quais os conhecimentos exigidos de uma copeira hospitalar?

Para que uma profissional da área assuma sua rotina de trabalho, há um conjunto de conhecimentos que ela precisa ter noção para desempenhar bem suas tarefas. Vamos separá-las em três tipos:

Serviços de cozinha

Os conhecimentos práticos de serviços de copa e de cozinha que uma copeira hospitalar precisa saber envolvem a preparação de alimentos, montagem de pratos, montagem de bandejas, higienização e controle de utensílios, e a montagem dos carrinhos de dietas.

É importante que ela conheça sobre estas atividades, pois estas serão suas responsabilidades rotineiras. No entanto, as tarefas necessárias de serviços de copa e de cozinha irão variar de acordo com a vaga em questão, pois há casos em que a copeira hospitalar terá que auxiliar na limpeza da cozinha, ou terá por responsabilidade também que auxiliar nas refeições que serão entregues em eventos. 

Área nutricional

Por lidar diariamente com dietas prescritas por nutricionistas, os conhecimentos nutricionais que uma copeira hospitalar precisa ter envolvem assuntos que a ajudem a compreender com profundidade as dietas que irá montar e entregar aos pacientes, tais  como dietoterapia, dietas orais, dietas enterais, consistências de dietas, e disfagias.

Uma vez que suas responsabilidades lidam diretamente com a alimentação dos pacientes, precisam estar capacitadas para montar e entregar refeições que respeitem a condição de saúde dos mesmos. Afinal, cada contexto exige uma alimentação focada em seu tratamento, e cada tratamento possui suas prescrições nutricionais, que por sua vez são essenciais para a melhora do paciente.

Atendimento

Por conta da proximidade que a copeira terá com os pacientes internados, a copeira hospitalar precisará saber que boas noções de ética profissional e boas práticas de atendimento são vitais em seu dia a dia, para que sua relação com o paciente seja sempre acolhedora e confortável.

Qual o salário de uma copeira hospitalar?

A média do piso salarial para copeiros hospitalares no Brasil é de R$1.166,18, e o teto salarial é R$2.085,90.

Geralmente as vagas para copeira hospitalar exigem ensino médio completo e alguma experiência em hospitais, dietas ou serviços de copa. Também existem alguns concursos para copeira hospitalar.

Para conquistar uma vaga com um bom salário, assegure-se que conhece a respeito do que a profissão exige e mostre suas habilidades com serviços de copa e dietas hospitalares.

Existem treinamentos de copeira hospitalar oferecidos tanto à distância quanto presencialmente. Um curso da área possui em sua grade curricular conhecimentos de nutrição para dietas hospitalares e atendimento para pacientes.

FAQ

O que é copeira hospitalar?

Copeira hospitalar é uma profissão cuja ocupação está focada no desenvolvimento de serviços de copa e auxílio à nutricionistas quanto à entrega de refeições baseadas em  dietas para pacientes em hospitais.

Como aprender a ser copeira hospitalar

Há muitos cursos de copeira hospitalar disponíveis na internet, pois são poucas as regiões que oferecem cursos de copeira hospitalar presencialmente. No entanto, muitas copeiras hospitalares aprenderam o necessário através da prática e experiências anteriores.

Como funciona a carga horária de copeira hospitalar

Em média, a carga horária semanal de copeira hospitalar é de 41 horas semanais. No entanto, a carga horária da copeira hospitalar varia de acordo com o hospital em que está trabalhando, há casos em que a carga horária é de 30 horas semanais.

Qual o trabalho da copeira hospitalar?

Desempenhar serviços de copa no ambiente hospitalar e entregar aos pacientes refeições que obedecem às prescrições do nutricionista, prezando pela segurança nutricional.

Mercado de trabalho para nutricionista

Jornalismo #ProfissõesCatho

Dia do Professor: luta pela valorização da categoria