Saiba a diferença entre carreira e profissão

carreira e profissão

A profissão é aquilo que está diretamente relacionado ao curso da faculdade, ou seja, é a função que você irá desempenhar. Existe a profissão de engenheiro, médico, jornalista, designer, entre outras.

Para desenvolver uma profissão você precisa estudar, adquirir conhecimento e acumular experiência. Geralmente isso é feito por meios formais, como entrar em uma faculdade, fazer estágios e conseguir um emprego com carteira assinada.

Você também pode desenvolver uma profissão apenas por meio da experiência. Alguns exemplos são de pessoas que aprenderam a bordar peças numa tradição passada entre gerações ou começaram a cozinhar por hobby e com o tempo montaram seu próprio negócio.

Sendo assim, no momento de escolher seu curso analise se ele lhe fornece uma função que você quer desenvolver. Olhe a grade curricular e converse com professores, mas acima de tudo verifique quais as atividades práticas você vai precisar desenvolver depois de formado.

Carreira: uma escolha de vida

A carreira, diferentemente da profissão, não é algo apenas funcional. Ela está ligada a um estilo vida, à forma como você quer exercer sua profissão. Sendo assim, a perspectiva de uma carreira de sucesso não é estática e vai depender muito dos seus objetivos em curto e longo prazo.

São opções de carreira:

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho
  • ser considerado uma referência na sua área de atuação;
  • ter flexibilidade de horários;
  • receber um alto salário;
  • ajudar no desenvolvimento de comunidades carentes;
  • trabalhar com crianças;
  • trabalhar numa área criativa, entre outras.

Como você pôde perceber as opções listadas não se limitam a apenas um tipo de profissional. Um médico consegue receber um alto salário, assim como um juiz. Professores ou psicólogos podem trabalhar com crianças e você consegue ter flexibilidade de horários sendo um fotógrafo ou redator freelancer.

A questão da carreira é algo mais amplo que você consegue alcançar ao longo de uma trajetória profissional. Ela está baseada principalmente nas suas aspirações pessoais em congruência com as experiências que você possui no mercado de trabalho.

O que escolher primeiro?

A prioridade na escolha por uma carreira e profissão vai depender de cada um. Você pode gostar muito de um tipo de trabalho e com o tempo descobrir como quer exercê-lo ou já ter uma meta de vida e escolher a profissão que melhor se adéqua a ela. Esse último, no entanto, é o mais comum.

Agora que você já entende a diferença entre carreira e profissão fica mais fácil decidir seu futuro no mercado de trabalho. Afinal, seus objetivos de vida vão guiar sua carreira e seu interesse por alguma área de estudo serão o norte da sua profissão.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!