Entenda o que faz um profissional de mídia

profissional de mídia

Na área de marketing, o profissional de mídia é o responsável pelo planejamento e estratégia da programação e veiculação de uma campanha publicitária e ação de marketing de uma empresa. Se você se interessa por esse tema, está no local certo!

Aprenda a seguir sobre a área de mídia, quais suas diferenças e também os requisitos que um profissional deve ter para ocupar algum cargo. Então, vamos conferir?!

O que faz um profissional de mídia?

Quem trabalha na área de mídia sugere os meios e veículos de comunicação, negocia os custos, programa as inserções, planeja as ações e acompanha as veiculações quando uma empresa lança uma nova campanha de marketing.

O mídia é um integrante importantíssimo nas agências de publicidade, no setor de comunicação e como já mencionado, marketing.

O seu papel é encaminhar da melhor maneira as criações publicitárias nos meios de comunicação. Isso pode ser feito offline (através do agendamento de uma propaganda em jornal, programa de televisão, rádio, outdoor, entre outros formatos) ou online por meio das plataformas da rede.

Para realizar bem o seu trabalho, ele precisa fazer o plano de mídia, que pondera da melhor maneira os dados analisados no briefing: posicionamento da marca, público-alvo da campanha, verba disponível e outros fatores.

Além de tudo isso, ele também tem como tarefa planejar o uso da verba disponibilizada pelo anunciante para comprar o espaço publicitário, tanto on quanto off. Com isso ele também é o responsável pelo plano de mídia, ferramenta que traz cálculos e métricas para a mensuração dos resultados.

A importância do cargo de mídia

Sabe aquela sede que nós temos de tomar um refrigerante quando estamos na praia? Então, o profissional de mídia já implementou esse desejo sem você saber! Isso porque, as propagandas estão em todos os locais que olhamos e faz com que o nosso cérebro lembre desse produto nos momentos mais conveniente

Ao criar um plano o profissional, a área de mídia precisa entender o objetivo do marketing da empresa e também qual o estilo de comunicação que o cliente deseja consumir; conhecer os hábitos e os costumes dos consumidores desse cliente, bem como saber os mercados que atuam; e utilizar da melhor maneira os meios de comunicação a partir da estratégia definida.

Para divulgar uma campanha de forma que o público alvo seja alcançado e traga os resultados esperados, o profissional de mídia precisa ter conhecimento das ferramentas existentes no mercado.

Suas principais funções são:

  • estabelecer e manter contato com cliente, agência e veículo.
  • acompanhar a evolução do mercado e as tendências de mídias
  • conhecer/acompanhar o desempenho das campanhas
  • planejar, negociar e executar as ações de mídia do cliente.

Todas essas ações tem como resultado direto e indireto o lucro de uma empresa, a sua reputação no mercado e também a sua usabilidade perante aos clientes. Por tanto, o mídia auxilia na saúde da marca.

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Como se tornar um profissional de mídia?

Não há uma graduação especifica ou alguma condição para você ser um profissional de mídia. Mas é fundamental que as pessoas que desejam exercer essa função tenham conhecimentos aprofundados em estudo e gerenciamento de públicos, bem como no funcionamento dos veículos de comunicação.

Visando esse desafio, a maioria dos profissionais possuem diplomas em Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas. Além de possueirem muitos certificadas de cursos online e estudos sobre a área.

Focar em se desenvolver e se tornar um profissional qualificado, pode fazer com que cada vez mais você receba convites para processos seletivos de grandes empresas. Busque sempre aprender a mexer em novas ferramentas!

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Mída online e offline

Atualmente, o profissional de mídia tem uma das funções mais em alta no mercado publicitário, devido à valorização dos anúncios nos ambientes online. Mas nem sempre foi assim.

Antes, como eram mais comuns as propagandas em revistas, jornais, paradas de ônibus, placas de rua e etc., muitas vezes só grandes marcas anunciavam com frequência, já que essas plataformas de grande alcance tinham valor de produção e veiculação bem alto.

As empresas menores muitas vezes recorriam à panfletagem ou outros métodos de menor custo para anunciar seus serviços.No entanto, com o crescimento e difusão das plataformas online e das redes sociais, a oportunidade de anunciar a um baixo custo se tornou real.

Com isso, abriu-se portas para muitos começarem a fazer propaganda na internet. Além de valores mais baixos, a métrica de quem consumiu os anúncios se tornou muito mais exata através da internet, algo que antes era bastante impreciso.

A internet trouxe possibilidades para a propaganda e tem transformado o trabalho dos profissionais de mídias. Através dela se tornou possível fazer um melhor direcionamento do que está sendo veiculado, selecionar público de forma mais precisa e mensurar os resultados mais rapidamente.

Veja agora com mais detalhes a diferença entre mídia on e off:

Mídia on

O dia a dia do mídia online é voltado para o desenvolvimento das melhores estratégias de divulgação online, também de acordo com o briefing e verba que a empresa disponibiliza.

Além da possibilidade de veicular anúncios nas já tradicionais redes sociais é importante que esse profissional esteja de olho em novas oportunidades de comunicação e formatos de veiculação em crescimento.

A todo momento surgem redes novas, por isso, o mídia deve ser muito atento e atualizado às tendências em surgimento. Cabe a ele também a tarefa de analisar bem os dados que tem em mãos para direcionar os anúncios ao melhor público.

Mídia off

Já o trabalho do mídia offline é voltado para o planejamento de inserções, pesquisa, seleção e compra dos melhores espaços para a veiculação de uma campanha publicitária.

Para isso, ele precisa de um bom relacionamento com esses canais e entender bem a campanha e o cliente para saber qual espaço é mais indicado para a exibição do formato.

Atualmente, é possível ver essas propagandas em metrôs, painéis electrónicos dos elevadores e restaurantes, placas nas estradas e muitos outros locais físicos.

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