3 passos para seu domingo tornar a segunda-feira mais produtiva

Você sente aquela sensação de vazio, quase uma tristeza que aumenta a medida que o final do domingo se aproxima? Você não está sozinho! Existem muitas pessoas que se deixam afetar negativamente com a chegada de uma nova semana de trabalho, com novos desafios e, talvez, com problemas antigos que ainda não foram resolvidos.

Se você se identifica com essas sensações negativas, este post pode te ajudar muito. Isto porque planejar a sua segunda-feira, as principais atividades da semana ou visualizar os desafios que pode enfrentar nos dias seguintes te traz a percepção de maior controle sobre a sua vida profissional. Nós nos sentimos mais felizes proporcionalmente a medida que temos (ou sentimos que temos) maior controle sobre as nossas vidas.

Sendo assim, o contrário também é verdade! Por isso que iniciar a semana sem nenhum planejamento ou previsão do que pode acontecer aumenta os níveis de ansiedade, afeta como você experimenta o seu domingo (que pode ser um dia ótimo para relaxar e para melhorar a sua produtividade) e até, mesmo, a sua segunda-feira (um dia que você deveria ter 100% de energia para resolver os principais problemas da semana).

Entender este conceito é fundamental para o seu desempenho profissional. Por conta disso, abaixo comentarei três passos fundamentais para você nunca mais sofrer com a música de encerramento dos programas de televisão do domingo à noite:

 

1- Reflita sobre o que fez na última semana

O passado possui uma função principal: gerar aprendizado. Isso nunca pode ser ignorado. Portanto, analise as atividades que você executou nos últimos dias e pense no que ainda está pendente e o que foi concluído. Caso algo esteja pendente, planeje os passos para a sua conclusão. Agora se algumas atividades já foram encerradas, reflita sobre o que foi feito com excelência e o que pode ser feito com mais qualidade.

Lembre-se que avaliar o seu passado te permitirá encontrar os atalhos necessários para a construção de uma carreira de sucesso, evitando que repita erros já praticados e focando em novas e mais eficientes formas de trabalhar.

 

2- Liste os seus principais desafios

Agora é hora de pensar no futuro! Quais são as principais atividades que você precisa executar na semana? Quais são as mais desafiadoras e que precisam de uma atuação imediata? Quais podem ser executadas e finalizadas nas primeiras horas da segunda-feira?

Essas perguntas te ajudam a priorizar as suas atividades. Você pode responder a elas fazendo uma lista da atividades mais importantes e quando você irá executar cada uma delas durante a semana. Isto te permitirá seguir um plano claro e garantir que nada será esquecido.

 

3- Adiante toda e qualquer atividade que puder

E isso pode ser feito até mesmo no domingo! Algumas atividades são simples e podem ser executadas em cerca de 30 ou 45 minutos, como montar um e-mail importante, responder alguns e-mails rápidos ou montar uma apresentação/reunião para a sua equipe.

O mesmo vale para o resto da semana. Você sabe que algumas atividades podem  parecer tão chatas ou desafiadoras que se não priorizá-las, mais uma semana passará e elas continuarão pendentes. Por isso, executá-las o quanto antes é o melhor a fazer!

 

_

Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

No trabalho, OUVIR pode ser mais importante do que FALAR

Empreender possui diversos formatos. Encontre o seu!

4 competências de atleta que os recrutadores buscam em candidatos