3 Dicas para uma Gestão de Pessoas Efetiva

Colunista: José Roberto Marques“Empresas são resultados de pessoas”. A gestão de pessoas é um dos principais departamentos de uma empresa, pois é nela que se gere o bem maior de uma organização, o capital humano.

Mas, afinal, qual o conceito e definição de gestão de pessoas?

Trata-se da habilidade de gerir talentos e competências dos profissionais ao qual fazem parte de uma organização com objetivo de promover resultados sustentáveis e crescimento contínuo.

Gerir pessoas é possuir a visão sistêmica do ambiente organizacional e saber conectar os diferentes recursos no que se refere ao capital humano em direção ao alcance de metas e objetivos almejados entre empresa e colaboradores.

Nesse sentido, veja abaixo 3 dicas poderosas de como tornar sua gestão ainda mais efetiva:

1.    Identifique seus Talentos

Antes de estabelecer metas, delegar funções e desenvolver estratégias é necessário identificar quais são os talentos que você tem em mãos. Identifique quais são as habilidades, competências e características predominantes de cada profissional e assim você terá maior assertividade nas definições de quem poderá responder melhor as diferentes necessidades da empresa.

2.    Estabeleça metas alcançáveis

Estabelecer metas alcançáveis, por alguns pode ser interpretado como visar resultados medianos, porém o foco é exatamente o contrário. Resultados extraordinários são alcançados quando se propõe desafios coerentes com as competências do colaborador.

Um profissional bem alocado para exercer determinada função, realiza suas tarefas com maestria e naturalmente entrega resultados acima da média, devido a adequação com suas habilidades.

3.    Estimule um ambiente colaborativo

Exerça a co-criação com seus colaboradores. Estimule a iniciativa de buscar inovações, soluções para os desafios da empresa e a participação nas tomadas de decisões.

É importante também desenvolver visão sistêmica do funcionamento da corporação como um todo, da relação entre os departamentos e principalmente dos cargos e funções de cada um. Ter o profissionalismo de compreender que todos estão interligados e de que um depende do outro é essencial para promover a fluidez dos processos e alcançar resultados cada vez maiores!

 

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?