Cada um no seu quadrado

Colunista: Mônica HauckPor incrível que pareça, até músicas extremamente populares e de cunho artístico duvidoso podem ter sua sabedoria. Aqui estou eu, começando meu dia e pensando no refrão: Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado…

Pois é. Cada pessoa tem seu quadrado e no mundo corporativo é melhor identificá-lo o quanto antes. Estou falando dos Perfis Comportamentais.

Segundo a metodologia Profiler, definimos os quatro perfis em Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Proponho um exercício: Pense no seu trabalho, na sua equipe e tente colocar cada companheiro de trabalho no seu quadrado. Sim, aqui você pode colocar cada um no devido seu lugar!

O Primeiro quadrado é o dos Comunicadores: Sabe aquelas pessoas entusiasmadas e amigáveis? Pessoas que gostam de contar histórias, são otimistas, mantém o escritório rigorosamente desorganizado e estão sempre gesticulando e sorrindo com os olhos. Conseguiu identificar? Se ainda precisa de ajuda pense no colega que sempre chama atenção nas festas e está sempre cercado de pessoas. Este é o Comunicador.

Agora, pense naquele colega líder, que toma a frente das coisas, normalmente se envolve com causas. Ele está sempre fazendo muitas coisas, com pressa e atrasado, é impaciente, impulsivo tenta tomar conta de tudo, é direto ao falar e mantém contato visual firme. Normalmente é o que vibra com cada desafio e mergulha neles de corpo e alma até conseguir o melhor resultado. Conseguiu identificar? Você acaba de descobrir que tem colegas Executores.

Agora, preste atenção: Procure um colega mais reservado, pacífico, calmo, sempre disposto a ajudar. Aquela pessoa diplomática que pode ter um ritmo lento e reações mais demoradas. Este colega é um bom ouvinte e mantém a mesa bem organizada. Achou? Estes são os queridos Planejadores. Mas antes que você o eleja como o Perfil do ano, cuidado. Planejadores são vulcões que demoram a entrar em atividade, mas quando acontece… é melhor não estar por perto!

Agora só falta um quadrado. Este é silencioso, organizado metódico e perfeccionista. Tende a evitar o contato visual, pode parecer “frio”, pouco expressivo, possui um questionamento preciso e lógico. Possuem poucos, mas bons amigos e costumam ser muito leais, ao ponto do auto sacrifício. São pessoas sensíveis, calmas e prontas a organizar sua vida. Acabamos de identificar um Analista.

Pronto. Agora que você já identificou os 4 perfis e os colocou nos devidos quadrados, é bom lembrar que as pessoas não podem ser enquadradas em apenas um perfil. Normalmente elas possuem dois perfis predominantes e, além disso, rótulo nunca é bom.

Conhecer o perfil comportamental das pessoas é uma excelente ferramenta de Gestão de Pessoas e Gestão da própria vida! Você pode trabalhar o aumento de performance, gestão de conflitos, coaching e PDI.

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?