Marketing pessoal e o Coaching

Colunista: José Roberto MarquesMarketing pessoal é um termo muito comum em nosso meio, porém muitas pessoas ainda não sabem fazê-lo corretamente.

Primeiramente precisamos entender que marketing pessoal é uma estratégia que um profissional utiliza para expor suas habilidades e capacidades que o difere dos demais.

O marketing Pessoal vai além das formações, graduações e certificações que um profissional traz em seu currículo. Ela está diretamente ligada nas competências como as de liderança, trabalho em equipe, proatividade, compartilhamento de conhecimento, potencial de desenvolvimento, comprometimento, visão, interesse, maturidade, percepção, positividade e otimismo, motivação, entre outros aspectos.

É claro que conhecimento e experiências técnica são imprescindíveis nos currículos de profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho, porém hoje o capital humano nas organizações é extremamente valorizado e o grau de disponibilidade de aprendizagem e desenvolvimento de um colaboradores é altamente importante.

Partindo desse ponto de vista o Coaching é um método que conduzirá o profissional a desenvolver seu marketing pessoal com mais assertividade. Pois, no processo, além do autoconhecimento, onde o profissional terá a oportunidade de enxergar com clareza seus pontos fortes e os de melhoria, e também desenvolverá novos, aprimorando tanto sua performance profissional como pessoal.

O processo de Coaching dará ao profissional mais confiança para que ele tenha uma visão mais ampla de suas qualidades que o ressalta dos demais profissionais no mercado, além disso estará apto a desenvolver novas competências que agregarão ainda mais, tanto na vida pessoal como profissional.

Fazer marketing pessoal não é apresentar-se em um monólogo cheio de adjetivos. Marketing pessoal é demonstrar quem realmente você é, suas reais habilidades, seus verdadeiros valores e, sobretudo mostrar a que veio.

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?