Você está preparado para o mercado de trabalho?

Colunista: José Roberto MarquesGrande parte das nossas vidas dedicamos ao trabalho. Devemos pensar que não é no nosso ingresso à universidade que isso ocorre. Somos condicionados, desde pequenos, a escolher por uma profissão.

Nossas habilidades e capacidades natas nos dão os primeiros indícios de qual área nos daremos melhor. Se somos crianças e adolescentes mais comunicativos ou focados, esportista, que gosta de cálculo, história, português, enfim, há inúmeros aspectos os quais nossos gostos, preferências e competências nos conduzem ao caminho profissional.

Escolhemos nossas especialização, seja ela universitária ou técnica, começando a dar forma em nossa carreira. Iniciamos nosso networking, e nos colamos a disposição para o mercado, seja através de um estágio, ou mesmo de um emprego.

Recebemos dicas para entrevista de emprego, orientações de como se portar no ambiente profissional e muito conhecimento técnico. Imaginamos que todos esse processo nos prepara para enfrentar o mercado de trabalho. Mas será que só isso basta?

Hoje as organizações exigem de um candidato mais do que qualificação técnica, as habilidades comportamentais do profissional também são avaliadas, e contam muito na hora do sim na contratação.

Comunicação, flexibilidade, potencial de desenvolvimento, perfil de liderança, engajamento, habilidade em trabalhar em equipe, comprometimento, foco e gostar de desafios, são algumas das exigências corporativas.

O Coaching é um método de desenvolvimento humano, que une conhecimentos, técnicas e ferramentas de diversas ciências, que tem como objetivos aprimorar habilidades, desenvolver competências, ampliar capacidades, maximizar pontos fortes, minimizar crenças limitadoras, a fim de inserir o profissional em um estado de evolução contínua, onde poderá dar o melhor de si.

Estar preparado para o mercado de trabalho é estar em constante desenvolvimento e aprimoramento, primando pelas competências comportamentais aliadas a boa capacitação técnica específica.

Vale lembrar que estar satisfeito e realizado no campo profissional é colher frutos na vida pessoal também. Permita-se estar em constante evolução e aprendizado.

Planeje-se (de verdade!) para alcançar o sucesso em 2020

4 dicas para se dar bem em processos seletivos em…

Como montar um bom currículo?