Conheça qual a diferença entre chefe e líder

diferença entre chefe e líder

Para um local, grupo, ambiente ou corporação funcionar da melhor forma possível, é preciso muita organização, trabalho em equipe e, é claro, ter uma liderança eficiente.

Apesar de chefe e líder serem muitas vezes usados como sinônimos, a liderança não pode ser associada à chefia, porque essas duas palavras carregam significados bastante distintos. Daí a importância de diferenciar cada um desses termos para não gerar mais dúvidas.

Qual a diferença entre chefe e líder?

A liderança tem relação com o modo eficiente de lidar com as outras pessoas, de maneira a motivá-las a realizar um bom trabalho e dar o seu melhor. Não tem a ver com posições de mais ou menos prestígio e sua atuação tem grande impacto em todos os níveis de trabalho.

O líder pensa em cada uma das pessoas da empresa como colaboradores, pergunta sobre suas aspirações profissionais e assim pode ajudar em seu crescimento, tanto pessoal quanto da empresa em si.

Enquanto o líder pensa no coletivo, o chefe utiliza a sua posição mais alta em relação aos outros, para dar ordens expressas e cobrar por resultados sem prover um bom ambiente de trabalho e saber quem na empresa exerce melhor cada função.

Possui características que estão ligadas a centralização, controlando cada atividade e colocando a culpa pelas falhas exclusivamente nos trabalhadores da empresa. Esse modo de atuar além de não ser nenhum pouco positivo faz com que o colaborador não goste do seu ambiente de trabalho, associando-o a um lugar ruim e desconfortável.

Tudo isso provoca queda na produtividade e rendimento, que causam resultados abaixo do esperado para todos os envolvidos.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Em outras palavras, o chefe centraliza e o líder delega. O chefe cobra e ameaça, enquanto o líder motiva a equipe. O chefe culpa a equipe pelo trabalho mal sucedido, mas o líder assume o erro com ela.

Como exercer a liderança?

Se você exerce um cargo de destaque em seu ambiente de trabalho ou deseja exercer uma liderança mais eficiente no local, aqui vão alguns pontos positivos que um líder pode trazer ao espaço em que se insere. Vale a pena para se inspirar!

1. Compreender os talentos e habilidades de cada um

Um bom líder precisa conhecer sua equipe profundamente. Por isso, é importante conversar com cada colaborador e observar quais são as suas habilidades, talentos e no que gostariam de contribuir com a empresa, para assim colocá-los onde se encaixam melhor. Dessa maneira tudo fluirá de maneira mais organizada e as tarefas podem ser delegadas de forma mais produtiva.

2. Saber ouvir

Ouvir críticas e sugestões faz parte do papel de líder e ajuda muito a manter o ambiente com um bom fluxo de trabalho. Quando você para e escuta o que o outro tem a dizer, muitos problemas e desentendimentos são evitados, assim como muito tempo é poupado.

3. Liderar a partir do próprio exemplo

Cumpra o que prometeu para sua equipe e seja uma pessoa que inspira os outros por meio do seu próprio exemplo. Seja um profissional proativo e dessa maneira, incentive sua equipe a agir de maneira cada vez mais ativa no ambiente de trabalho

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!