O que te impede de atingir as suas metas?

Colunista: Nelson FukuyamaVez ou outra a gente se pega se questionando sobre os motivos que nos impedem de atingir determinados objetivos e muitas vezes fazendo comparações com outras pessoas, que de uma forma ou de outra, demonstram que estão conseguindo bons resultados naquilo que fazem.

Dizemos coisas como “porque fulano tem menos capacidade do que eu e está nessa posição de destaque dentro da empresa”, “ela não tem postura pessoal, mas foi promovida rapidamente”, “nem sei como essa pessoa conseguiu comprar esse apartamento, esse carro, se nem tem um bom salário” e outros comentários desse tipo.

Pensando bem, esse tipo de questionamento pode nos fazer mal se não soubermos ponderar todos os fatores. Por experiência própria, considere que quase sempre aquela pessoa à qual você esteja se referindo e se comparando tem outras habilidades e capacitações que você não esteja percebendo e que outros problemas na sua vida o atrapalham em atingir suas metas. Eis algumas considerações:

Problemas pessoais. Você pode estar passando por momentos complicados na sua vida pessoal que acabam afetando o seu desempenho profissional. Por exemplo, uma doença em família, uma perda, uma separação, são fatores que afetam a sua performance no trabalho.

Você pode estar passando por um momento “especial” no qual nada dá certo no seu trabalho. Você se esforça para desenvolver bem as suas atividades, mas elas não acontecem de acordo com o que você deseja. Clientes não dão andamento a uma proposta, tarefas que você faz podem não agradar aos seus superiores.

Bom, esses são alguns possíveis motivos que podem estar levando você a passar por um momento de “amargura” na sua vida profissional. Fica difícil assim fazer comparações com outras pessoas especialmente no caso de colegas de trabalho.

O que você tem que fazer então?

Minha sugestão é que você analise a sua situação atual, identifique os motivos que estão levando você a não estar satisfeito no momento e parta para a solução dos problemas que estão te afligindo. Eu tenho certeza de que em breve você voltará aos bons momentos de vida profissional, e claro pessoal.

Felicidades!

Não deixe para amanhã o que deveria ter sido feito…

Você pode contar com sua rede de relacionamento?

Quais passos você deve dar para conseguir um emprego?