Cursos profissionalizantes grátis para jovens e pessoas com deficiência

Inscrições para cursos do IOS estão abertas e vão até 27 de fevereiro. Confira como participar!

A capacitação é o passaporte de qualquer profissional para o mercado de trabalho. Quanto mais qualificações, maiores são as chances dos trabalhadores alcançarem bons cargos e satisfação na carreira. E você, já sabe o que quer para o seu futuro profissional?

Dedicar-se aos estudos e agarrar todas as oportunidades de crescimento é imprescindível para quem está iniciando na carreira e para quem tem baixo acesso à qualificação.

Então, que tal aproveitar uma oportunidade gratuita de profissionalização?

O IOS, Instituto de Oportunidade Social, abriu inscrições para o 1º semestre de 2020 para 2 mil alunos em oito cursos nas áreas de Administração e Tecnologia nas unidades da Grande São Paulo e para os novos cursos de curta duração em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Ao final dos cursos, o Programa IOS de Oportunidades busca vagas de empregos para os alunos formados entre as empresas parceiras da instituição.

Sobre os Cursos do IOS

Jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência que têm a partir de 16 que desejam entrar no mercado de trabalho ainda têm até o próximo dia 27 (quinta-feira após o feriado de Carnaval) para se inscrever nos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Instituto da Oportunidade Social – IOS. São 2.000 vagas e as inscrições devem ser realizadas presencialmente nas unidades do IOS na Grande São Paulo. Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático. São oito cursos já tradicionais que o IOS oferece todos os anos, com duração de cinco meses, e preparam os alunos (que estejam cursando ou concluíram o Ensino Médio) para o mercado de trabalho na área de Administração, a partir dos cursos: Gestão Empresarial (ERP-TOTVS), Atendimento ao Cliente (Zendesk), Gestão de Projetos) e Varejo (Eleve), além dos cursos da área de Tecnologia: Programação, Infraestrutura, Microsoft Digital e Análise de Dados com PowerBI.

Os cursos incluem conceitos administrativos com aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills) e, também incluem na grade curricular conceitos e práticas sobre vivência corporativa, onde os alunos aprendem a elaborar e-mail, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio até fazer o briefing de um produto.

Cursos rápidos

Além dos cursos tradicionais, o IOS também vai oferecer exclusivamente aos moradores da cidade de São Paulo, cursos rápidos com duração de dois meses, em parceria com a Fundação Paulistana, nos bairros de Santana (na sede da Instituição) e em Santo Amaro, para jovens com idade entre 14 e 29 anos. Os cursos serão de Introdução Programação web, Montagem e manutenção de computadores e Atendimento ao Cliente. Mais informações pelo site: www.curssios.org/

Programa IOS de Oportunidades

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização. Ao longo dos 21 anos de trajetória, o IOS já formou mais de 36 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo, ampliando a renda dessas famílias em cerca de 40%. “A formação técnica profissional é o caminho mais rápido para dar aos jovens a oportunidade de seguir em uma carreira. Nossa missão no IOS ainda vai além. Formamos talentos e buscamos a colocação dos jovens no primeiro emprego na área com a agilidade e a qualidade que o mercado demanda, principalmente na área de TI. Assim, ajudamos a transformar suas realidades e de suas famílias”, declara Alecsandra Neri de Almeida, gestora operacional do IOS.

Matrículas

Inscrições: presenciais, nas unidades do IOS Período de inscrição: até 27/02/2020

Início das aulas: 02 de março de 2020

Documentos para matrícula

  • RG e CPF do aluno
  • RG e CPF do responsável
  • Comprovante de escolaridade
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
  • Comprovante de renda de todos os moradores da residência (cópias legíveis)**
  • Laudo médico atualizado, para o caso de pessoas com deficiência

    É necessário que o candidato compareça à inscrição. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
    ** Profissionais autônomos podem trazer a DECORE, extrato bancário ou preencher uma Declaração de autônomo na Unidade.

Unidades disponíveis:
Brás: R. Monsenhor Andrade, 341 – Brás
Santana Sede – Av. Gal. Ataliba Leonel, 245 – Santana
Lapa – Avenida Ermano Marchetti, 576 – Lapa
Diadema – Rua da Terra, 80. Serraria – Diadema
Itaquera – Rua Álvaro Mendonça, 456 – Itaquera
Jd. Ângela – Rua Luis Baldinato, 09 – Jardim Ângela
Santo Amaro – R. Coronel Luís Barroso, 455 – Sto Amaro

Cursos Rápidos: IOS e Fundação Paulistana (para concorrer às vagas é preciso comprovar residência no município de São Paulo. Vagas disponíveis nos bairros de Santana e Santo Amaro)
Inscrições: presenciais, nas unidades do IOS
Período de inscrição: até 27/2/2020
Mais informações: www.cursosios.org/
Unidades cursos rápidos: • Santana (Sede do IOS) | Av. Gal. Ataliba Leonel, 245 | Tel. (11) 2503- 2617 • Santo Amaro – Escola Municipal Professor Linneu Prestes – Av. Adolfo Pinheiro, 511 – Santo Amaro – SP

_____
Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 21 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 36 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Beneficente Elidas Gliksmanis, Hyundai, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras. Mais informações: www.ios.org.br

#MáscaraSalva | Máscara Inclusiva para deficientes auditivos

Impactos da pandemia na geração de empregos

5 áreas em alta que estão contratando mesmo na crise