Dia mundial do mau humor?!?

Sim, hoje (13/11) se “comemora” o dia do mau humor, mas esta celebração é daquelas que devemos aproveitar para fazer o contrário. O mau humor é um problema que não apenas deixa ambientes mais desagradáveis, mas que também pode prejudicar até mesmo a saúde das pessoas.

Na jornada de trabalho o mau humor é um problema que ocorre frequentemente e este fato pode prejudicar não apenas o mal humorado em si, mas os seus colegas. Com isso, áreas inteiras sofrem com queda de desempenho e falta de boa vontade, por isso, a gestão do humor é um assunto cada vez mais importante para empresas e profissionais que buscam maior efetividade em suas funções.

Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), constatou-se que o mau humor dos colegas de trabalho é o motivo mais comum entre as causas de estresse no trabalho. A coordenadora da pesquisa, a psicoterapeuta Myriam Durante afirma que os dados da pesquisa indicam que as empresas possuem um ambiente nocivo à saúde de seus colaboradores. E que a maioria destes problemas se resolveria com BOM HUMOR.

Bom humor é sempre o melhor remédio!

Com mais de 30 anos de experiência em gestão do humor no mundo corporativo, Marcelo Pinto salienta em todas as suas palestras e livros a importância de usar o bom humor em atividades gerenciais, operacionais e administrativas. Além disso, segundo Marcelo, todo colaborador é responsável pelo clima de seu ambiente de trabalho, um sorriso puxa o outro e com práticas simples é possível trabalhar com mais harmonia e disposição.

Vale lembrar que Marcelo Pinto é autor do livro Método Smile que já foi indicado aqui. O método SMILE (Sorria, Mude de atitude, Identifique oportunidades, Lidere positivamente, Envolva e execute), mostra como é possível facilitar a gestão do humor no ambiente corporativo de forma simples e objetiva, de maneira com que todos colaboradores contribuam para a manutenção de um clima agradável e favorável à criatividade e ao aumento da produtividade.

Além dos claros efeitos psicológicos, o bom humor em geral age de forma anestésica e seus benefícios são comprovados para profissionais e organizações. Quando se entende que a vida profissional é uma rede de relacionamentos, enxerga-se de melhor maneira a importância do bom humor, afinal quem gosta de se relacionar com pessoas mal humoradas?

Culinária | Gastronomia #ProfissõesCatho

Você está preparado para atuar no RH do futuro?

Agenda: Fórum Cultura + Diversidade Rio 2018