Facebook: pesquisa revela comportamento de usuários

Lançamento da pesquisa da GaugeO número de usuários brasileiros no Facebook subiu de 12 milhões em 2011, para 73 milhões em 2013. O crescimento foi de 525%, o maior do mundo, sendo que estes internautas ficam pelo menos um terço do seu tempo gasto na internet dentro da rede social de Mark Zuckeberg – são oito horas conectados todo mês.

Neste contexto, as empresas vêm marcando cada vez mais presença no Facebook, executando ações de marketing e gerando conteúdo. Pensando no comportamento desses consumidores, a Gauge, agência de inteligência de mercado digital, apresentou ontem, no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em São Paulo, a pesquisa “Faces do Facebook”. O estudo trouxe os resultados de um levantamento comportamental dos usuários do Facebook dentro das fan pages de marcas importantes dos segmentos de bebidas, bancos e automóveis.

Entre diversos assuntos, na oportunidade foi apresentada a matriz de curtidores, que tem por definição entender o que motiva o usuário a curtir uma página, identificar suas preferenciais e fatores que o levam  até a página  de determinada  marca. “Destacamos perfis como, curtidor inconsciente, consciente, interesseiro, criterioso, lembranças, admirador e embaixador. O curtidor inconsciente curte a página sem seguí-la por influência de amigos, e o consciente analisa o conteúdo antes de curtir”, explicou Dante Calligaris, diretor-executivo da Gauge.

Ainda de acordo com o estudo, o perfil interesseiro é aquele que só curte a página para participar de concursos e não se identifica com marca em nenhum aspecto, diferentemente do criterioso que gosta da marca e de participar de promoções, porém, se sente invadido ao ter que curtir a página para participar.

O usuário de lembranças é aquele que curtirá a página por relacionar com algo ou alguém importante de sua vida, já o que admirador consome a marca e se identifica curtindo página naturalmente. O mais valioso é o embaixador, que curte a marca, defende e dissemina tanto no meio digital quanto no mundo real.

Confira a pesquisa completa aqui.

 

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